Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Aprosmat qualifica técnicos para atender normas do Ministério da Agricultura

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realizou na última semana, um curso de qualificação aos colaboradores. O treinamento abordou as exigências da norma ISO 17025, que estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação e manutenção de sistema de gestão da qualidade em laboratórios. A ISO 17025 especifica os requisitos gerais para a competência em realizar análises. Ela cobre procedimentos realizados utilizando-se métodos normalizados, métodos não normalizados e métodos desenvolvidos pelo laboratório e pode ser aplicável a todas organizações que realizam análises laboratoriais. Durante o curso foram capacitados cerca de 20 profissionais da associação dos setores administrativo, laboratório de sementes, sanidade e nematologia.

O curso consistiu em explicações e dinâmicas orientativas (perguntas e respostas) e auditorias simuladas com a utilização de recursos visuais e dinâmicas de grupo, para fundamentação dos conceitos e práticas da auditoria interna da qualidade, objetivando dotar os participantes de espírito crítico construtivo para avaliar os pontos fortes e os pontos fracos do Sistema de Gestão.

 

De acordo com consultor Aparecido Conrado, o curso permite aos seus participantes um aprofundamento nos conceitos sobre o tema, este curso visa fornecer os subsídios necessários para a preparação de auditores internos. “Estes conhecimentos serão igualmente valiosos na auxilio para o credenciamento e conferirão mais segurança no momento da auditoria do Sistema de Gestão, conforme a norma ISO 17025”, explica Conrado.

   

Desde 2004, a Aprosmat possui o certificado ISO 17025, que a credencia junto ao Ministério da Agricultura para emissão de certificados e boletins de análises. Segundo a gerente administrativa e financeira da Aprosmat, Kathie Prochnow é necessário a constante qualificação dos técnicos para que os serviços oferecidos pela associação sejam de máxima confiabilidade. “No curso são ensinados e revistos todos os procedimentos desde do material usado nas análises até a confecção dos boletins (resultados das análises)”,  afirma Kathie Prochnow. 

 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet