Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Agricultores fecham rodovia no RS em defesa da renegociação de dívidas

Agricultores familiares do Rio Grande do Sul decidiram hoje (17) fechar, por tempo indeterminado, a BR-386, no trecho que liga o estado a Santa Catarina. O objetivo é pressionar os governos federal e estadual para renegociar as dívidas dos pequenos agricultores, entre outras reivindicações.


De acordo com o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Plínio Simas, há dois anos eles vêm discutindo a questão das dívidas com o governo. Até agora, entretanto, não houve um acordo, acrescentou o líder do MPA.

“A dívida dos agricultores familiares de todo o Brasil é de R$ 30 bilhões", disse Simas. "Esse valor, se negociado, segura o homem no campo”, disse.

Outro ponto importante para os agricultores é a criação de uma estatal que regule os preços de fertilizantes. Simas explicou que até os anos 80 essa regulação era feita pela Petrobras e hoje há três empresas que atuam no mercado. "O que vendemos não paga o custo”, afirmou o coordenador.

Os agricultores também reivindicam a anistia no pagamento das sementes do Programa Troca-Troca, o reconhecimento da situação de emergência nos municípios atingidos pela estiagem e a implementação de uma política de irrigação no estado. Eles pedem ainda subsídio para implantação da irrigação de pequeno porte, regulação dos preços dos alimentos e a readequação do seguro agrícola.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet