Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Shopping recebe prazo para fechar praça de alimentação devido a obras

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Controle Urbano, deu o prazo de 12 horas para que o shopping SP Market, na zona sul de São Paulo, feche a praça de alimentação "panamericana" devido a realização de obras no local. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, as obras da praça de alimentação --que acontecem simultaneamente ao funcionamento normal dos estabelecimentos e da circulação de pessoas-- oferecem risco aos clientes.


Neste sábado (24), uma obra do shopping desabou parcialmente no início da tarde, deixando quatro operários levemente feridos. Eles foram encaminhados a hospitais da região.

A assessoria de imprensa do Shopping SP Market informou à Folha Online que, conforme combinado ontem com o secretário municipal de Controle Urbano, Orlando Almeida, tanto as obras externas quanto as internas do shopping foram temporariamente suspensas.

De acordo com a prefeitura, será feita uma vistoria nos elevadores e escadas rolantes do shopping nos próximos dias. Além disso, a secretaria determinou que o shopping atualize todos os equipamentos de segurança, tais como os extintores de incêndio e sinalização.

O SP Market deverá ainda comprovar que tem brigada de incêndio treinada para atuar no local se necessário.

Investigação

As causas do desabamento deverão ser investigadas pela DPPC (Delegacia de Polícia de Proteção ao Cidadão), da Polícia Civil. Em nota, MPD Engenharia, construtora responsável pela obra, informou que o acidente foi causado por "uma peça do andaime da forma da laje externa que se desprendeu".

Cerca de 45 bombeiros participaram dos trabalhos de buscas, que contaram ainda com auxílio de cães farejadores. De acordo com o delegado Fernando Schmidt, o caso foi registrado como acidente de trabalho.

A Prefeitura de São Paulo determinou a paralisação das obras e a interdição provisória do local. O shopping, no entanto, não foi fechado e funcionou normalmente neste sábado.

No momento do acidente, ocorrido por volta das 13h20, cerca de 20 pessoas trabalhavam na obra no shopping, que fica na avenida das Nações Unidas, na altura do número 22.540.

Susto

De acordo com a assessoria do shopping, apenas a área das obras sofreu estragos. "Todas as providências já foram tomadas e empreendimento funciona normalmente, sem oferecer risco ao público", afirmou, em nota.

Apesar de não ter atingido a área interna do shopping, o acidente assustou clientes e funcionários das lojas. Pessoas que trabalham no local disseram à Folha Online que houve correria no momento do desabamento, devido ao barulho.

"As pessoas achavam que poderia ser a queda do teto do shopping. Os clientes e pessoal do shopping correram pra fora. Mas foi muito rápido, alguns minutos depois estavam todos de volta", disse uma funcionária de uma loja que se identificou apenas como Thaísa.

"Foi um barulho muito forte. Todo mundo correu para um corredor e ficamos ali uns dez minutos. A gente achava que era o teto, mas os seguranças falaram que era uma área externa e a situação se acalmou", afirmou outra funcionária de um estabelecimento comercial, que preferiu não se identificar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet