Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Estudo aponta potencial em Guarantã do Norte

Estudo feito pela Oscip Instituto Creatio, de Cuiabá, diagnosticou as cadeias produtivas que podem ser desenvolvidas no município Guarantã do Norte. Leite e banana foram os produtos que mostraram maior vocação para desenvolvimento local. O leite tipo C já é produzido na região por meio de cooperativas de produtores, e é a maior fonte de renda na região. A banana também é produzida, e 40% do produto é perdido devido à falta de uma estratégia de comercialização.


Com o diagnóstico, foram traçadas alternativas para diminuição de custo e caminhos mais vantajosos para a agricultura familiar do município. Serão construídas, por exemplo, alternativas de comercialização para o frango caipira produzido na região.

O levantamento foi feito por meio de uma parceria entre o Instituto Creatio e a Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte e apresentado recentemente a produtores e comunidade local. Para o levantamento dos dados, foi feito um trabalho de campo que envolveu os consultores do Instituto Creatio, Clóves Nobre, Roberto Epifânio Rodrigues, Scheila Cristina Miguel e António Carlos Bazana.

O Secretário de Agricultura Indústria e Comércio de Guarantã do Norte, Julio Santin, destacou a importância do trabalho realizado pelo Creatio e sua equipe. “Eu vejo esse diagnóstico como um rumo. Nós temos vários caminhos pra percorrer, para chegar ao mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do agronegócio do município de Guarantã do Norte. Porém, não temos clareza sobre o caminho percorrer. Esse diagnóstico vai nos indicar qual caminho mais curto para chegar nesse objetivo.”

O presidente do Instituto Creatio, Luciano Mesquita, falou sobre a necessidade do planejamento para que haja eficácia na administração pública. “Para obter crescimento, é preciso quebrar paradigmas e o município de Guarantã fez isso ao solicitar essa pesquisa que irá auxiliar o crescimento do município a curto, médio e longo prazo”.

O técnico do Instituto Creatio, mostrou fotografias das visitas às comunidades e associações e contou como foi a aproximação para a coleta de dados para o diagnóstico. Além dele, a equipe local do Instituto Creatio conta com mais dois técnicos,

Segundo o consultor Eder Vargas Nunes, especialista em cooperativismo, a parceria e as cooperativas locais, CIRA BRAÇO SUL e COOPERGUARANTÃ, mostram grande potencial de crescimento. “Eu vejo a situação das cooperativas de Guarantã, elas precisam desse apoio, não só das instituições como dos órgãos governamentais. Não se deve dar o peixe e sim ensinar a pescar. Eu acho que nesse quesito o Instituto está de parabéns, assim como essa parceria com o município só tem a prosperar”.

Para o Prefeito Municipal de Guarantã do Norte, Chico do Garimpão, o diagnóstico realizado pelo Creatio atende a uma vontade da administração municipal e da população, que é a do crescimento. “Para a cidade crescer, precisamos de um campo fortalecido, e foi com esse objetivo que a nossa administração contratou os trabalhos do Instituto Creatio para conhecer a fundo a realidade de cada comunidade, ouvindo dos produtores quais são seus sonhos e necessidades. Vamos incentivar o espírito de cooperativismo para, a partir daí, irmos em busca dos recursos do Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet