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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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BMW X6M: mistura explosiva

Foto: Divulgação

BMW X6M: mistura explosiva
Parece que temos um problema sério em mãos. Os cientistas nos dizem que as emissões de carbono dominaram a atmosfera e que as temperaturas globais estão subindo. Tempestades devastadoras atacam regiões costeiras despreparadas com uma ferocidade alarmante. O Meio-Oeste Americano permanecerá congelado mesmo depois das calotas polares derreterem e os mares subirem.


A causa dessa calamidade? Aparentemente, tem gente se divertindo demais ao volante. Condenados estão, dizem alguns, os dias dos V8 de 500 cavalos; daqui em diante, as agências ambientais nos relegarão a dirigir carroças elétricas de 80 cv para que as flores possam se abrir na primavera.

A BMW certamente não foi comunicada disso. A divisão de alto desempenho da empresa acaba de lançar dois novos carros da linha M, cada um equipado com motores V8 turbinados de 558 cv. E ambos são SUVs, veículos utilitários esportivos. (ou, no jargão da BMW, SAVs, veículos de atividade esportiva.) Engulam essa, americanos. E nós, aqui no Brasil, podemos nos preparar, já que o X6M chega no início do ano que vem, junto com o pequeno X1.

O X5M ao menos demorou para sair, já que a plataforma existe desde 1999. E, tecnicamente falando, os dois veículos são praticamente idênticos nos números. O X6M eliminou um banco na traseira, é uns dois centímetros mais longo e pouco mais de um centímetro mais estreito, e abre mão de uns 4,5 cm na altura para ter o perfil de um cupê. Todo o resto é idêntico – bitola na frente e atrás, entre-eixos, potência e desempenho, até mesmo o peso.

Os dois carros saem de fábrica com o mesmo equipamento. Abrindo a lista vem o motor M, o novo V8 biturbo neste caso. Este conceito não é inédito, tanto o X6 original quanto o último Série 7 o estrearam no ano passado. Já esta versão, chamada M TwinPower Turbo, passou pela bancada da M Technik. E isso, obviamente, significa mais potência. Ele utiliza a tecnologia Twin Scroll Twin Turbo juntamente com um coletor de exaustão que serve às duas fileiras de cilindros, o que foi conseguido ao colocar os turbos e os catalisadores no meio do V do motor. Isso serve para encurtar os canos e coletores e aumentar a área de contato para elevar a eficiência do sistema de indução forçada.

Detalhe da letra M na saída de ar lateralA potência máxima é 563 cv no dinamômetro, ou 555 cv líquidos. Mais impressionante é a curva de torque, que é mais um platô que uma curva: 69 mkgf, com um pico que vai de 1.500 a 5.650 rpm. E, brincadeiras à parte, ele não é tão brutalmente ineficiente como parece, obedecendo ao padrão de emissões europeu e exibindo um consumo combinado de cerca de 8,5 km/l. Além de inaugurar o turbo na linha M, esses modelos têm outros ineditismos: eles são os primeiros M com tração integral, assim como os primeiros equipados com uma transmissão realmente automática. Chamada M Sports Automatic, ela oferece três modos de trocas: D, S e M, o último o obrigando a trocar, sozinho, as marchas. No modo totalmente manual, ela usa uma função redutora de torque onde cilindros são desligados individualmente cancelando a injeção de combustível e ignição para se obter trocas mais curtas e satisfatórias.

A seleção de marchas ocorre por meio da alavanca central do câmbio ou nas borboletas de alumínio atrás do volante. O modo M também permite acessar a função de controle de largada. Pressionando o pedal do freio e levando as rotações até 60% do mostrado, o sistema se arma. Quando o freio é liberado, o SAV acelera com força total; a transmissão troca as marchas automaticamente nas rotações ideais, com os melhores tempos de trocas possíveis e controle de patinação das rodas.

Velocímetro vem com marcação de até 300 km/hA parte movimentada do nosso teste aconteceu no autódromo Road Atlanta. Pilotando essa fera por aquelas curvas de alta velocidade, eu logo desisti da seleção manual de marchas. Assim como a maioria das transmissões “inteligentes” modernas, o modo esportivo automático quase lê sua mente atrás do volante. No caso do X6M e seu irmão 5, ele facilita atingir desempenho máximo enquanto permite a você se concentrar em seguir sua linha na pista em vez de procurar a alavanca de câmbio ou bater em borboletas montadas em ângulos inconcebíveis.

A potência chega ao chão por meio do sistema de tração integral xDrive da BMW. Neste caso, o xDrive usa o que eles chamam de dinâmica ideal; essencialmente, ele é configurado para privilegiar a potência na traseira. Mas a distribuição variável de potência continua programada para avaliar as condições de condução e direcionar a potência para a frente ou para a traseira, mesmo antes de as rodas começarem a patinar, para evitar sobre (ou sub) esterçamento e agir preventivamente na estabilidade.

Haste de alumínio para troca de marchaCom níveis tão prodigiosos de potência, massa e aderência, é assustador imaginar as coisas dando terrivelmente errado. Um X6M fora de controle seria uma impressionante explosão de energia, algo da magnitude de uma fusão nuclear. É aí que você passa a apreciar os sistemas de segurança e auxílio à direção: controle dinâmico de estabilidade (DSC), suspensão a ar à moda M, direção adaptativa com amortecedores ajustáveis eletronicamente, e antirrolamento ativo. E, caso você goste de brincar com a sorte, o modo M Dynamic (ativado pelo botão DSC) eleva o ponto a partir do qual esses sistemas passarão a intervir. O fanfarrão que existe dentro de você provavelmente vai adorar.

O mundo precisava de um SUV de 558 cv, dois na falta de um? Provavelmente não, mas a ideia continua sendo tentadora. E, apesar dessa era apocalíptica, estes são dois dos mais potentes já feitos. Com preço pouco abaixo de 90 mil dólares nos Estados Unidos (cerca de R$ 157.500), eles parecem ser plenamente competitivos na paisagem dominada por Mercedes-Benz ML63 e do Porsche Cayenne Turbo. Se o mercado vai continuar a acolher carros assim, já é outra questão. Mas, em termos de audácia pura, os dois certamente recebem nosso selo de aprovação.
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