Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Projeto Cuiabá Digital é inaugurado nas escolas municipais

O secretário municipal de Educação, Carlos Carlão Pereira Nascimento, inaugurou hoje (29-19) pela manhã o projeto Cuiabá Digital nas escolas municipais Orlando Nigro, no bairro Pedregal, e Marechal Rondon, no Alvorada.


O programa prevê, além da disponibilização de equipamentos para acesso à internet e cursos de qualificação, formação na modalidade Educação à Distância nos laboratórios de informática instalados nas unidades de ensino da rede.

Com a qualificação, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) pretende aumentar as oportunidades educacionais dos alunos por meio da inserção social promovida pelo acesso às novas tecnologias e contribuir para o enriquecimento curricular dos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos.

Aos professores, o Cuiabá Digital permitirá o contato com novas ferramentas de informação e comunicação, como parte do seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para a comunidade, o projeto, por meio de qualificação profissional, ampliará as oportunidades de emprego e renda nos Telecentros que serão implantados em diversas regiões da capital.

Durante a inauguração na escola Marechal Rondon, o secretário afirmou que há uma preocupação do município em melhorar a qualidade do ensino. “Para isso, estamos investindo em infraestrutura e em novas tecnologias. Queremos também as crianças cada vez mais cedo nas escolas. Só este ano, construímos 70 novas salas de aula para alunos de quatro e cinco anos”, revelou.

Carlão também reiterou a importância da integração entre pais e escola na educação de crianças e adolescentes. Segundo ele, o tempo que o aluno passa na escola deve ser revertido em qualidade de ensino, mas para isso também é necessário o apoio da família. “Vamos trazer os pais para dentro da escola para que possamos melhorar a educação”, concluiu.

A expectativa da diretora da unidade de ensino, Feliciana Cunha Figueiredo, é que o Cuiabá Digital seja uma ferramenta a mais no processo de ensino/aprendizagem. “Temos como meta que o aluno saiba ler e escrever aos oito anos, além de diminuir a repetência e a evasão escolar”, disse.

A diretora também destaca o aspecto social do projeto, pois os alunos terão uma atividade a mais de formação, o que os distanciará das situações de risco, tendo em vista as características sócio-econômicas do bairro. “Além de eles terem ajuda no ensino sistemático, também estarão inclusos na educação digital”.

De acordo com a monitora que trabalhará com os alunos e professores no laboratório de informática, Tânia Cristina Lemes Machado, os cursos destinados aos alunos, denominados “percursos formativos”, são organizados por faixa etária e trabalham, além da informática, temas como cidadania, saúde e drogas.

Os professores também terão aulas de introdução a sistemas operacionais, além de cursos de redação e sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, por exemplo.

Hoje à tarde o Cuiabá Digital será inaugurado nas escolas Constança Palma Figueiredo, no bairro Jardim Fortaleza, e Osmar Cabral, no bairro Osmar Cabral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet