Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Aécio prega união, mas insiste nas prévias para 2010

Os dois presidenciáveis do PSDB para as eleições de 2010 estiveram hoje a menos de 100 quilômetros de distância um do outro, no Estado de São Paulo, mas não se cruzaram. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, veio de Belo Horizonte para uma visita de pouco mais de uma hora ao vice-presidente, José de Alencar, que se recupera de uma cirurgia de alta complexidade em seu apartamento na capital paulista. Já o governador de São Paulo, José Serra, passou a tarde no interior do Estado, na inauguração de uma fábrica. Aécio se esforçou em pregar a unidade no ninho tucano, mas voltou a insistir na realização de prévias e a refutar uma chapa tucana puro-sangue.


Segundo o governador mineiro, a reunião entre os dois só deve acontecer após o feriado de carnaval, na capital. O mineiro chegou a afirmar que Serra topou acompanhá-lo em uma turnê pelo País ainda no primeiro semestre para divulgar, nos finais de semana, o "projeto pós-Lula" do PSDB. Apesar do discurso de coesão com o governador paulista, Aécio considerou: "Alguns veem as prévias como instrumentos de desagregação partidária, outros, como eu, como extraordinária oportunidade de modernização do partido."

Ele falou ainda da necessidade de o PSDB se desvencilhar da tradição centralizadora ao escolher candidatos. "Tivemos duas experiências pouco positivas", disse, lembrando as últimas eleições presidenciais, das quais o PSDB saiu derrotado depois de disputas internas entre Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin. Aécio minimizou o fato de ter uma vantagem menor do que Serra nas pesquisas de intenção de voto em relação à virtual candidata do PT à presidência, a ministra Dilma Rousseff.


"A candidatura do PSDB será aquela que apresentar maior capacidade não de vencer indicadores de pesquisa, mas de aglutinar forças políticas para a vitória." Questionado se tinha mais condições de unir forças do que o governador paulista, tergiversou: "Não sei. Não tenho essa pretensão. Não podemos achar que indicadores de pesquisas nos garantem sucesso lá adiante." E arrematou: "Temos chances reais de vitória, mas não devemos nos acomodar." 







Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet