Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Justiça marca depoimento de mais três deputados federais no caso do mensalão

A Justiça Federal de Brasília intimou três deputados federais para prestarem depoimento no processo do mensalão, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) contra 39 réus suspeitos de participarem de esquema de compra de votos de parlamentares da base aliada.


Os deputados Beto Albuquerque (PSB-RS) e Maurício Rands (PT-PE) vão depor na próxima terça-feira (3), e o deputado Henrique Fontana Júnior (PT-RS) vai depor na quinta-feira (5).

Eles serão ouvidos na 12ª Vara Federal de Brasília. A descentralização das oitivas foi determinada pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no STF, para ouvir as testemunhas.

Nesta semana, já prestaram depoimento os deputados federais Alex Canziani (PTB-PR), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Sandro Mabel (PR-GO), o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio Monteiro, entre outros.

Acusação

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ofereceu a denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) em abril de 2006 contra 40 suspeitos de participarem de um suposto esquema de compra de votos de parlamentares da base aliada. Em agosto de 2007, os ministros do Supremo acataram a denúncia e transformaram os suspeitos em réus.

Entre os denunciados estão os ex-ministros Luiz Gushiken (Comunicação do Governo), Anderson Adauto (Transportes) e Dirceu (Casa Civil), o empresário Marcos Valério, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP), além do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do mensalão.

Dos 40 denunciados, 39 continuam respondendo como réus. O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira fez um acordo e foi excluído da ação em troca do cumprimento de pena alternativa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet