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Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Acadêmicos, professores e funcionários de vários campi da Unemat estão reunidos no Simpósio de Graduação

Diversos campi e núcleos pedagógicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão presentes no Simpósio Científico-pedagógico de Graduação que a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Unemat realiza em Cáceres com o objetivo de discutir ensino de graduação na Unemat sob as perspectivas da organização curricular, repetência, evasão e metas para os cursos ofertados na instituição.


As palestras, conferências e mesas-redondas são realizadas no Cine Xin, no centro de Cáceres, já os colóquios por áreas temáticas são realizados no campus Jane Vanini.

Neste sábado (31.10), serão realizadas duas mesas-redondas. Na primeira, os reitores da Unemat (Taisir Karim), do Centro Universitário Cândido Rondon (Luzia Guimarães) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (José Bispo Barbosa) discutem “Docência Universitária – perspectivas e desafios para a graduação.

Na segunda atividade, a presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação, professora Maria José de Sena, juntamente com as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Cultura da Unemat, professoras Carolina Joana e Emília Darcy abordarão o tema “Prática de pesquisa e de extensão na graduação – interfaces com o ensino”.

Os colóquios discutem as práticas pedagógicas, repetência e evasão, trabalhos de conclusão de curso e estágios aliados à qualidade de pesquisa e extensão, além de pensar sobre os processos de avaliação. Nesses grupos, acadêmicos, professores e funcionários estão imbuídos do objetivo de pensar e avaliar a estrutura do ensino de graduação com vistas a propor ações que visem a melhoria da qualidade. O simpósio é realizado desde quinta-feira (29.10).

Na manhã de sexta-feira (30/10), a presidente do Conselho Nacional de Educação, professora Clélia Brandão Alvarenga, discutiu a questão da organização curricular, dando ênfase à necessidade de que o currículo coloque no centro do processo e das discussões o ser humano, de forma a garantir uma educação de qualidade.

Ela lembrou que a educação é um bem social, e não pode ser entendida como mercadoria e por isso mesmo deve passar por critérios avaliativos. Ainda nesta manhã foi realizada a mesa-redonda sobre “O ensino com pesquisa: experiências na graduação”.
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