Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Metas

Lula define nesta terça a meta brasileira para a Conferência do Clima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta terça-feira (3) com quatro ministros de pastas estratégicas para definir o plano do país para a redução na emissão de gases de efeito estufa. A meta do governo brasileiro...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta terça-feira (3) com quatro ministros de pastas estratégicas para definir o plano do país para a redução na emissão de gases de efeito estufa. A meta do governo brasileiro será apresentada na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro, em Copenhage, capital da Dinamarca.


Na última terça-feira (27), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que apresentaria a Lula uma meta para que o país reduza em 40% a emissão de CO2 até 2020.

Alguns setores do governo, porém, consideram a meta de Minc inadequada, pois a proposta poderia comprometer o crescimento econômico do Brasil e colocar o país em desvantagem em relação a outros países em desenvolvimento, como a China e a Índia, que já indicaram que aumentarão suas emissões de CO2 até 2020.

O Ministério das Relações Exteriores já manifestou que vai defender que a contrapartida do Brasil esteja condicionada à disposição de os países desenvolvidos colaborarem com um percentual entre 0,5% e 1% do PIB anual para fundos destinados a iniciativas de contenção das emissões.

Em entrevista na semana passada, o ministro do Meio Ambiente explicou que a meta de redução de 40% está baseada na possibilidade de o país crescer até 4% ao ano. Ele avisou, porém, que outros dois cenários também foram desenhados, com as perspectivas de crescimento do Brasil em 5% e 6%. No melhor quadro para a economia brasileira, que seria o de 6%, a meta de 40% para a redução nas emissões não poderia ser cumprida. Minc, no entanto, apontou este cenário como improvável.

saiba mais
Câmara aprova Fundo Nacional Sobre Mudança Climática Minc quer meta de 40% de redução na emissão de CO2 para 2020 Emissão de CO2 pelo setor agropecuário sobe 30% em 13 anos, diz Minc Americanos acreditam cada vez menos na existência do aquecimento global Brasil defenderá que países ricos financiem fundos climáticos, diz Itamaraty Em SP, Al Gore diz que cabe ao Brasil decidir sobre a Amazônia

Amazônia

A única questão já definida pelo governo para ser apresentada em Copenhage é a meta de redução de 80% no desmatamento da Amazônia até 2020.

Participarão do encontro desta manhã com o presidente Lula, os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, além de membros do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Conferência

A Conferência de Copenhage contará com a participação de todos os 192 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo dos organizadores do evento é levar os países a um consenso mundial, por meio da fixação de metas para a diminuição da emissão de gases.

O chamado Grupo dos 77, formado por países em desenvolvimento, também irá pressionar os países ricos a contribuírem para a manutenção dos fundos climáticos. A estimativa, segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Itamaraty, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, é que a contribuição gere 400 bilhões de dólares por ano para o custeio de medidas voltadas para a redução das emissões de CO2.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet