Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

eleições OAB

Scaravelli e professores discutem propostas voltadas ao ensino jurídico

Preocupado com a melhoria do ensino jurídico nas Faculdades e Universidades mato-grossenses, o candidato à presidência da OAB-MT, João Vicente Scaravelli, se reuniu no último sábado (31), com professores dos cursos de Direito de Cuiabá e Várzea Grande para ouvir opiniões e discutir propostas da Chapa OAB Independente.


Conforme frisou Scaravelli, a Chapa 2 é composta por inúmeros advogados que também são professores, entre eles, a vice, Daniela Echeverria, o que mostra o comprometimento do grupo com a formação acadêmica dos futuros advogados e a valorização do professor. “Sabemos do valor do professor na formação do advogado. A OAB precisa estar próxima dos professores e das Universidades, fazendo um trabalho voltado aos alunos, que são os profissionais do amanhã”.

Para o candidato, uma das propostas da chapa é levar cada vez mais a OAB para dentro das Universidades, para a vida dos estudantes de Direito. “Para isso iremos trabalhar diretamente com os professores, que serão nossos parceiros no dia-a-dia da Ordem”, enfatizou. Já Daniela falou sobre a importância do trabalho dos mestres junto a OAB. “O trabalho do professor é fundamental na formação de bons profissionais e precisamos da ajuda de vocês para fazer uma OAB para todos”, destacou.

A proposta de Scaravelli não é de levar somente a OAB-MT, mas também a Caixa dos Advogados e a Escola Superior de Advocacia (ESA), a cada semestre, para dentro das Faculdades de Direito, em especial, para os estudantes que estão cursando o sétimo semestre, quando passam à prática forense. A ideia é realizar visitas institucionais, palestras, discussão sobre as prerrogativas e o estatuto do advogado, bem como apresentar aos estagiários e estudantes os "produtos" que a Caixa oferece aos advogados, como livraria, editora, farmácia, plano de saúde, OABPREV - previdência complementar, convênios, entre tantos outros.

Durante o encontro, os professores Daniela Samaniego e Arnaldo Aparecido de Souza, ambos da Unic, disseram que nos últimos anos a OAB esteve muito distante dos professores. “Vejo que a Chapa OAB Independente tem a proposta de promover uma interação maior entre a Ordem e a Universidade, e quem mais tem a ganhar com isso são os futuros profissionais”, enfatizou a professora. Para Arnaldo, só pelo fato de ser uma chapa composta por um grande número de professores, já se pode perceber o comprometimento que Scaravelli tem com o ensino do Direito.

Segundo o professor Ronan Jackson, do Centro Universitário Univag, a Chapa OAB Independente é a que verdadeiramente se preocupa com o ensino do Direito em Mato Grosso. “Além de se preocupar com os futuros advogados, Scaravelli também faz questão de ouvir os professores, seus anseios e necessidades, por isso conquistou o apoio da classe”, frisou.

Já Abraham Lincoln, professor da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário Univag, concluiu dizendo que a OAB deve ser mais comprometida com alunos e professores de Direito. “A Ordem precisa oferecer aos professores das Universidades cursos e especializações através da ESA, além de formar um Conselho de Professores sobre o ensino do Direito. Acredito que isso contribua muito para a formação, afinal, somos nós os responsáveis pelos advogados do futuro, merecemos essa atenção”, finalizou o professor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet