Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Nota objetiva do Enem pode sair até 15 de janeiro

A divulgação da nota da parte objetiva do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser antecipada e sair até 15 de janeiro, afirma o MEC (Ministério da Educação).


A pontuação corresponde às questões de múltipla escolha e é a mais importante para as universidades federais e estaduais que usam o Enem no vestibular. A partir deste ano, o exame vai ter 180 perguntas deste gênero e valerá para o processo de entrada de cerca de 40 faculdades federais, além de dezenas de estaduais e particulares.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista), por exemplo, usa só a nota objetiva do Enem para calcular o bônus dos candidatos em seu vestibular. O exame nacional aumenta até 10% da pontuação final dos candidatos a uma vaga na universidade.

A USP segue a mesma linha e usa apenas a nota das questões de múltipla escolha. Entretanto, por conta do adiamento da prova do Enem para 5 e 6 de dezembro, a instituição decidiu abandonar o exame neste ano.

A proposta para o Enem ainda está em estudo, mas "em princípio não haveria problemas com a nova data", afirma a assessoria de imprensa do ministério.

O prazo para divulgar a pontuação total do Enem, que inclui a prova de redação, continua sendo até 5 de fevereiro.

Novo formato

O Enem vai passar por uma mudança de formato neste ano. Até 2008, o exame trazia 63 questões. Agora, serão 180 questões de quatro disciplinas - ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Serão 90 questões cobradas em cada um dos dias da prova - sábado (5 de dezembro) e domingo (6 de dezembro).

O plano do ministério é unificar os vestibulares do país e selecionar alunos para faculdades federais, além de avaliar alunos do ensino médio.

Devido ao vazamento da prova, no dia 1º de outubro, várias universidades particulares e estaduais desistiram de usar a nota do Enem: USP, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), PUC- Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), Mackenzie e outras.

Unesp

Com o novo dia para divulgação da nota do Enem, a Unesp deve manter o bônus dado em seu vestibular. A pró-reitora de graduação, Sheila Zambello de Pinho, havia dito que a instituição poderia esperar no máximo até o meio de janeiro para a liberação dos pontos do Enem.

O vestibular da Unesp tem uma "margem de manobra" maior do que o das outras estaduais públicas - USP e Unicamp - porque ela só utiliza o Enem para a prova da segunda fase, diz a pró-reitora.

- Podemos esperar até o meio de janeiro pela divulgação da nota do exame, coisa que a Fuvest não pode. Acredito que vamos continuar usando os pontos do Enem.

O exame é importante para o ingresso na Unesp de alunos de baixa renda, vindos de escola pública. Só neste ano, 34% dos aprovados na universidade fizeram todo o ensino médio ou a maior parte na rede pública - mais do que a Unicamp e a USP.

Sheila Zambello afirma que a instituição está disposta a "colaborar da forma possível" para a utilização do Enem:

- Vamos fazer de tudo para que a universidade continue usando [a nota do] Enem. Acho que não é impossíve
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet