Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Abbas dirá em discurso na TV se disputa reeleição à ANP

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, fará um discurso televisionado na tarde de hoje no qual falará sobre suas intenções para as próximas eleições presidenciais da entidade.


As agências "Wafa", governista, e "Ma'an", independente, informaram que Abbas falará aos palestinos pela televisão às 20h30 locais (15h30 de Brasília).

A expectativa é de que anuncie se aceita ou não a decisão de hoje do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que rejeitou seu desejo de não se candidatar.

"Para nós, Abbas é o único candidato, não só do partido Fatah, mas também da OLP. É uma decisão nacional unânime", anunciou o Comitê Executivo por meio de seu secretário-geral, Yasser Abed Rabbo.

"Manifestamos ao presidente a rejeição a seus desejos de não ser candidato nas próximas eleições", disse.

O processo eleitoral foi aberto no último dia 25 com a convocação de eleições gerais para o dia 24 de janeiro.

Durante a reunião do Comitê Executivo da OLP nesta manhã, Abbas disse que não gostaria de se candidatar e, segundo testemunhas, expressou sua "decepção" com o processo de paz com Israel.

"O Comitê Executivo da OLP expressou seu apoio à posição do presidente Abbas no processo político com Israel e em sua postura sobre o congelamento dos assentamentos e sobre Jerusalém, porque achamos que se ajustam ao Mapa de Caminho e à legalidade internacional", apontou Abed Rabbo.

A OLP respaldou em particular a reivindicação de Abbas a Israel de não negociar enquanto o Estado judeu não suspender a expansão das colônias em território ocupado, o principal obstáculo atualmente para o retorno à mesa de negociações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet