Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Escola de Tempo Integral completa um ano em Cuiabá nesta quinta

O Programa Educa Mais, a Escola de Tempo Integral, comemora nesta quinta (12-11) um ano de implantação na rede de ensino da capital. E para prestar contas e avaliar o projeto, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) se reúne com diversos parceiros em entidades voltadas para os direitos das crianças e adolescentes.


No programa, os estudantes freqüentam atividades educativas, culturais e esportivas na escola no período inverso em que estudam e ficam na escola durante sete horas e meia diárias.

Implantado no município em novembro de 2008 com recursos próprios da prefeitura de Cuiabá e, de início, o Educa Mais atendeu 10 escolas que tiveram desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo de 2,9. Em setembro do mesmo ano, com incentivos do Governo Federal, foi ampliado para 31 escolas e passou a atender 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores.

A partir de abril deste ano, o programa passou a atender mais nove escolas municipais, ampliando para 9 mil o número de crianças atendidas. Além do Ideb abaixo de 2,9, outros critérios para que a unidade de ensino seja contemplada pelo Educa Mais são a presença de fenômenos de vulnerabilidade social e regiões de maior violência.

Além SME, a ação envolve as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Esporte e Cidadania, Cultura, Saúde e Meio Ambiente. Cada secretaria oferece atividades nas unidades escolares de acordo com sua área de atuação.

Segundo a coordenadora de programas e projetos da secretaria, Rosa Maria Araújo Luzardo, o encontro é um espaço para mostrar o trabalho desenvolvido por alunos e escolas do programa para a sociedade. “É importante mostrar que os investimentos em atividades sócio-educativas têm se revertido em qualidade de vida e aprendizagens dos nossos alunos”.

A coordenadora afirma que o Educa Mais foi implantado em meio a desafios e dificuldades que ainda não foram totalmente superados, mas que já tiveram avanços consideráveis, fundamentalmente, pela adesão das famílias e educadores ao projeto.

Outro ponto destacado por ela é o fato de o programa não resumir a uma política setorial, mas intersetorial. “Isso foi um marco na operacionalização do programa, pois contamos com a adesão de parceiros, tanto da iniciativa pública como privada”.

Em 2008, foram investidos na Escola de Tempo Integral em Cuiabá 1,8 milhão. Este ano, os recursos foram de mais de dois milhões.

No próximo ano, a secretaria pretende implantar o programa em mais 11 escolas da rede. Além disso, também pretende expandir participação das famílias e ampliar os espaços educativos no entorno das unidades de ensino. “Queremos romper com os muros das escolas e tornar a cidade uma grande sala de aula”, informa a Rosa Maria Luzardo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet