Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Chega a três número de mortos em temporal no Rio

O comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Evandro Bezerra, confirmou, na manhã desta quinta-feira (12), que três pessoas de uma mesma família morreram e duas ficaram feridas, após deslizamento de terra sobre uma casa. A tragédia foi na travessa Trajano, no bairro Tinguá, por volta das 21h da quarta-feira (11), durante forte temporal que atingiu a região.


A Polícia Militar informou que as vítimas fatais são José Severino Frias, de 48 anos; o filho dele, Marilson José Frias, de 22 anos; e a filha Jenifer Maria Frias, que completaria 16 anos nesta quinta-feira. O corpo dela só foi localizado no meio dos escombros no início desta manhã. A mãe dos jovens, Ângela Maria da Silva, foi levada com ferimentos leves para o hospital da Posse, junto com outro filho do casal, Jonathan José da Silva Frias, de 19 anos. Ela disse não acreditar na tragédia:

- Não estou acreditando no que está acontecendo. Não deu tempo nem de pensar. Minha filha era tão feliz.

A situação da Baixada Fluminense nesta quinta-feira é considerada muito grave pelo Corpo de Bombeiros. Nova Iguaçu e Duque de Caxias são as cidades mais afetadas. Milhares de pessoas estão desabrigadas e ainda não há um balanço oficial da Defesa Civil. A recomendação é para que as pessoas permaneçam em casa à espera do socorro. Os desalojados serão levados para escolas e abrigos públicos.

A área de Campos Elíseos, em Caxias, amanheceu completamente alagada. Moradores se concentravam nas lajes das casas nesta manhã porque a água invadiu todos os cômodos praticamente até o teto. Carros boiavam pelas ruas e a única forma de se locomover em meio à lama era usando barcos ou com uma prancha de surfe, como improvisou um morador.

A Baixada Fluminense está abaixo do nível do mar e, quando chove, a água fica represada na região, prejudicando os cerca de 4,5 milhões de habitantes. Alagamentos costumam ser frequentes em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita.

A tempestade também provocou estragos nos municípios de Tanguá e Rio Bonito, na região das Baixadas Litorâneas do Estado. Pelo menos 130 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil, várias ruas ficaram alagadas e submersas. Os bairros mais atingidos foram: Centro e Bandeirantes 1 e 2. Não há registro de mortes ou feridos.

Já na capital, não houve problemas muito graves, segundo os bombeiros. Foram registradas 31 ocorrências, sendo a maior parte por causa de infiltrações e rachaduras. Os locais mais atingidos foram Copacabana, Botafogo, Taquara, Recreio dos Bandeirantes e Olaria.

A previsão do Climatempo é de que a chuva continue com intensidade de fraca a moderada até esta sexta-feira (13), em todo Estado do Rio. As temperaturas não devem passar dos 30ºC. Especialistas disseram que as chances de um novo temporal como o desta quarta são remotas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet