Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Ministério de Minas e Energia afirma que curto-circuito provocou blecaute

O Ministério de Minas e Energia afirmou nesta segunda-feira, em nota, que um curto-circuito foi o motivo do blecaute que deixou 18 Estados sem energia na última terça-feira (10).


De acordo com o ministério, o curto-circuito derrubou três linhas de alta tensão e foi o responsável pelo desligamento da usina de Itaipu. Com a perda da usina binacional, segundo a nota, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.

O ministério voltou a ressaltar que, no momento do blecaute, a região de Itaberá (SP) registrava chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas. O ministério também reafirmou que os consumidores que tiveram aparelhos queimados pela queda de energia têm até 90 dias para cobrar o ressarcimento das suas concessionárias.

Segundo informações do ministério, um grupo de trabalho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai buscar medidas que "aumentem o grau de segurança e confiabilidade do sistema interligado de fornecimento de energia elétrica".

Está prevista para esta terça-feira (17) a divulgação do relatório do (ONS) Operador Nacional do Sistema sobre as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e que fizeram um retrato do que houve no momento do blecaute.

Investigação

O ministério de Minas e Energia, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o ONS têm até esta segunda-feira para entregar ao Ministério Público Federal toda a documentação solicitada sobre o blecaute. Os órgãos têm até o dia 26 para indicar os responsáveis pelo local da falha inicial.

Entre o material solicitado, estão as comunicações entre os agentes do setor (distribuidores, transmissores e geradores), as atas de reuniões, as notas técnicas, os laudos preliminares produzidos desde o início do blecaute até o prazo fixado, e qualquer outro documento recebido ou conhecido relacionado ao blecaute.

O procurador da República em Goiás Marcelo Ribeiro de Oliveira é o responsável pelo caso. À Folha Online, Oliveira afirmou que espera concluir a primeira etapa da apuração em 15 dias --prazo que pode ser prorrogado. Ele espera receber uma documentação completa sobre as causas do apagão para que sejam cobrados os direitos dos consumidores e a garantia dos serviços.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet