Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

sinalização

Lula diz que não discute Battisti se decisão do STF for determinativa

Foto: Reprodução

Lula diz que não discute Battisti se decisão do STF for determinativa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou hoje que deve seguir a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento da extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti. Preso no Brasil desde 2007, Battisti recebeu refúgio político do governo brasileiro em janeiro deste ano. Mas a Itália pediu ao STF que Battisti fosse extraditado.

Questionado se iria seguir a decisão do STF nesse caso, Lula sinalizou que sim. "O presidente da República, não existe possibilidade de seguir ou ser contra. Se a decisão da Suprema Corte for determinativa, não se discute, cumpre-se. Então, vamos aguardar."

O presidente evitou mais de uma vez falar desse assunto. "Veja, eu não posso discutir um assunto que está sendo discutido na Suprema Corte. Vamos esperar que a Suprema Corte tome a decisão. Qualquer que seja a decisão que a Suprema Corte tome, aí eu posso tomar uma decisão."

De acordo com o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete, o ministro do STF Carlos Ayres Britto tem sido pressionado a mudar seu voto no caso Battisti para formar maioria favorável ao entendimento de que caberia ao presidente da República a decisão final sobre a extradição.

O julgamento de Battisti foi suspenso na semana passada com 4 votos a favor da extradição e 4 contrários. Falta votar o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. Se Mendes votar pela extradição e o STF entender que a palavra final é do presidente, Lula teria a prerrogativa de contrariar a decisão do Supremo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet