Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Otan espera novos anúncios de tropas para Afeganistão

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) espera que seus países-membros e parceiros anunciem nas próximas semanas o envio de mais tropas ao Afeganistão, seguindo o caminho que possivelmente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tomará.


"Interessa a todos contribuir mais com essa operação e fazê-lo de modo que seja equilibrada entre as duas margens do Atlântico", disse hoje o porta-voz da Otan, James Appathurai, em coletiva de imprensa.

Obama deve anunciar nas próximas semanas a decisão do Governo sobre o envio de mais soldados ao Afeganistão, onde o chefe das operações aliadas, o general Stanley McChrystal, solicitou mais 40 mil homens.

"Por razões de efetividade e de solidariedade não deveríamos ver só os americanos fazendo mais", afirmou o porta-voz da Aliança Atlântica.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, insistiu nos últimos meses sobre a importância de enviar mais tropas para a missão de apoio à estabilização do Afeganistão.

Após a decisão que Obama anunciar, não só sobre as tropas mas também sobre sua estratégia toda no Afeganistão, os ministros da Otan terão uma discussão política no conselho que será realizado em Bruxelas nos próximos dias 3 e 4 de dezembro.

Depois da reunião ministerial, a Aliança Atlântica terá em dezembro uma conferência de geração de forças, na qual a organização espera mais compromissos, tanto de seus países-membros como dos não-membros que participam da missão.

Appathurai lembrou que nas últimas semanas alguns países já anunciaram mais contribuições de tropas, como Reino Unido e Geórgia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet