Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

mundial

Começa Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

O presidente Luiz Inácio da Silva abriu oficialmente na noite de ontem o Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, que acontece até a próxima sexta-feira em Brasília e reúne milhares de estudantes e educadores com formação técnica do Brasil e do mundo.


O evento marca os 100 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia de Mato Grosso (IFMT), antiga Escola Técnica Federal, que foi a primeira escola do ramo a ser inaugurada no Brasil, em 23 de novembro de 1909.

Ao falar da importância do investimento em escolas técnicas, Lula disse que espera que os próximos presidentes façam mais do que foi feito neste governo. Até dezembro de 2010 serão inauguradas 214 escolas técnicas, num investimento de R$ 1 bilhão para atender 500 mil alunos. "Tomara que o próximo governo inaugure mais 300 escolas e dê continuidade a este trabalho de valorização da educação profissionaopizante, pois foi graças a um curso técnico que eu tive oportunidade de obter o meu primeiro emprego", salientou.

O ministro da Educação, Fernando Hadad, destacou a importâncvia do Fórum "para buscar soluções para alterar substancialmente a maneira como nós vivemos e convivemos uns com os outros". Segundo ele, a formação geral é importante, "mas os vínculos da educação com a prática é o que provoca a transformação da realidade social".

O Fórum se divide em três eixos temáticos: Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Culturas e Integração; e Educação, Ética, Inclusão e Diversidade.
Durante a semana ocorrem conferências, mesas de discussão, mostra de curtas-metragens, lançamento de livros, oficinas de culinária, teatro, shows, exposição de pôsteres, apresentações de bandas, entre outros.

A caravana de Mato Grosso, coordenada pela diretora Gláucia Mara de Barros, levou a Brasília alunos de 13 a 16 anos que fazem parte de um coral com 44 vozes, além de grupos de dança e teatro. Também participam estudantes do IFMT que se destacaram ao construir um robô lutador de sumô. Eles participaram do campeonato nacional de robótica e venceram duas das quatro finalíssimas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet