Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Desorganização

Devido a erro, MEC divulgará novo gabarito do Enem nesta segunda

O Ministério da Educação (MEC) informou na noite de hoje que vai divulgar um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5) e domingo (6). Os resultados divulgados às 20h (horário de Brasília) continham algumas questões erradas. Segundo informações veiculadas no site do ministério, a divulgação deve ser realizada na segunda ( 07) a partir das 10 horas


Veja Nota oficial do Mec abaixo

Nota Oficial – Gabaritos Enem 2009

O Inep verificou inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova aplicada neste final de semana. Em função disso, todo o material está sendo revisto. Os gabaritos oficiais serão divulgados amanhã, segunda-feira, a partir das 10h.


Segundo o MEC, a justificativa é que os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados. Ao menos seis questões estão com problemas na resposta.

No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de ciências humanas (geografia e história) e da natureza (biologia, química e física). No segundo dia, foi a vez das provas de matemática e linguagens, que incluía uma redação.

A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta. "O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota", disse.

Segundo ele, "umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares". "Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados."

"O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido", afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo.

Veja os gabaritos corrigidos pelo Curso Objetivo nos links abaixo.

Confira a correção das provas do primeiro dia do Enem 2009

Confira a correção das provas do segundo dia do Enem 2009

Confira aqui o gabarito oficial do Enem 2009


Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.

Tumulto

O primeiro dia da prova foi marcado por confusão em algumas cidades. Em São Paulo, estudantes que estiveram em uma faculdade em Santo Amaro, na Zona Sul, reclamaram que o local de prova indicado no questionário socioeconômico estava errado. E que, até acharem o local certo, perderam o horário do teste. Em outro local de prova, um grupo de retardatários chegou a chacoalhar os portões.

Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro também houve tumulto. Em Minas, um portão chegou a ser arrombado por um grupo de estudantes que chegou atrasado.

O MEC divulgou no sábado, em nota, que "a prova foi realizada dentro de absoluta tranqüilidade, apenas com registro de ocorrências comuns relativas a alunos que se apresentaram atrasados". Também informou que as provas nas cidades de Brejetuba e Itatiba, no Espírito Santo, foram adiadas em função da ocorrência de enchentes.

Vazamento

As provas do Enem, inicialmente marcadas para os dias 3 e 4 de outubro, tiveram de ser remarcadas após ocorrer o vazamento dos cadernos de questões na gráfica, em São Paulo. Cinco pessoas foram indiciadas pelo ocorrido. Depois do episódio, diversas instituições desistiram de usar o resultado do Enem no processo seletivo.

Com informações do MEC e do G1.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet