O Conselho Nacional de Desestatização, do Ministério de Desenvolvimento, definiu uma tarifa-teto de R$ 0,60 por quilômetro para classe econômica do trem de alta velocidade, que ligará Campinas (SP), São Paulo e Rio. Um dos critérios da realização do leilão é a menor tarifa oferecida, portanto o preço final deverá ser bem reduzido. A informação foi publicada hoje no "Diário Oficial da União".
Levando em conta a tarifa-teto estabelecida, um bilhete de São Paulo para o Rio de Janeiro custaria cerca de R$ 288 (considerando a distância entre Rio e São Paulo de 480 km).
As tarifas serão livremente fixadas pelo concessionário vencedor do leilão, que deve acontecer, pelas previsões do Ministério dos Transportes, em maio de 2010. A tarifa deverá ser reajustada anualmente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
A tarifa-teto para a classe executiva não deverá ultrapassar o valor equivalente a um adicional de 75% sobre a tarifa-teto oferecida para a classe econômica. Pela resolução divulgada hoje, no mínimo 60% dos lugares de cada composição deverão pertencer à classe econômica.
O governo espera finalizar a obra em 2015 --não há expectativa para conclusão da obra antes da Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014.
Além do critério de menor tarifa, o governo definiu que vencerá o leilão quem fizer o menor valor de financiamento público. O Tesouro Nacional, por meio do BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social) vai colocar à disposição um valor máximo de R$ 20,9 bilhões para a construção do trem.