Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Forum debate Educação Ambiental em Cuiabá

Prossegue em Cuiabá o “Forum- Impactos Ambientais e Táticas da Educação Ambiental”, que está sendo realizado pela Superintendência de Educação Ambiental (Suea), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os trabalhos começaram na segunda-feira (07.12) e seguem até esta sexta-feira (11.12), no Mato Grosso Palace Hotel. As atividades acontecem no período da manhã e da tarde.


Participam do fórum representantes das comunidades tradicionais do Estado e das Universidades de Mato Grosso (Unemat) e Federal (UFMT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência da Educação Ambiental (Suea).

“O objetivo da realização do fórum é promover, através do debate, um processo de discussão com representantes das comunidades, técnicos dos órgãos públicos e pesquisadores para definirmos um Programa de Educação Ambiental. Ao longo desses debates pudemos perceber que as ações que vêm sendo realizadas pela Superintendência da Educação Ambiental (Suea) são o que realmente a população sugere como trabalho eficaz”, disse a superintendente de Educação Ambiental, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cesar.

Durante o fórum as propostas estão sendo discutidas em quatro grandes temas: Água, Ar, Fogo e Terra.

Na segunda-feira uma mesa redonda com o tema, “Água – Mitos da Água de MT” discutiu a questão dos recursos hídricos no Estado. O coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Leandro Maraschin, falou sobre o Plano Estadual e as ações desenvolvidas pelo Estado na manutenção da quantidade e qualidade das águas.

Também participou dessa mesa o assessor para Povos e Comunidades Tradicionais do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), da Bahia, Diosmar Filho, que falou sobre a construção de uma gestão participativa em relação aos recursos hídricos.

Para Diosmar, a gestão deve implicar em ações e atividades de alcance intersetorial, integradas, coordenadas e sistemáticas, que obedeçam a princípios de valorização e respeito à diversidade socioambiental e cultural dos povos e comunidades tradicionais e aspectos ligados a etnia, raça, gênero, idade, religiosidade, ancestralidade, orientação sexual e atividades laborais. Essas questões devem ser observadas e a relação de cada povo e comunidade para que não sejam negligenciadas as diferenças e para que não seja instaurada ou reforçada qualquer relação de desigualdade, em razão do uso e acesso a água. “A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do poder público, dos usuários e das comunidades”.

Na terça-feira o tema foi o ar, com as discussões em torno das mudanças climáticas e na quarta-feira, o fogo. Nesta quinta-feira o tema é terra.

Após as discussões, as propostas serão sistematizadas e depois de avaliadas vão integrar o Programa de Educação que será implementado pela Suea. “Esperamos ter um programa de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)”, avalia Vânia Márcia.

Quem coordena o fórum é a professora e doutora da Educação Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Michele Sato. Para ela o fórum “vai construir propostas particularizadas, com foco na educação ambiental. A Sema terá um trabalho voltado para a educação ambiental. O diálogo, a parceria entre órgão e sociedade gera um resultado positivo para as ações que deverão ser encaminhadas e desenvolvidas”, afirma Michele Sato.

Nesta sexta-feira (11.12), os trabalhos pela manhã prosseguem com mesa-redonda e os grupos de trabalho. A superintendente de Educação Ambiental, Vânia Márcia irá falar sobre Educação Ambiental e Políticas Públicas. Na parte da tarde, quem vai ministrar a palestra é o professor Doutor em Educação Ambiental, Marcos Sorrentino, da Faculdade de Piracicaba (Esalq). Marcos Sorrentino foi diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) por seis anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet