Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Educação

Alunos de escolas municipais visitam Estações de Tratamento de Água e de Esgoto

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) promoveu durante toda esta semana (11 a 19-02) visitas com alunos de escolas da rede pública de Cuiabá às Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE). Cerca de 400 alunos conheceram de perto como funcionam os trabalhos de tratamento das duas estações.


As visitas às ETEs e ETAs com alunos são freqüentes. No entanto, esta semana foram realizadas com crianças e adolescentes que estudam nas escolas dos bairros Jardim Vitória e Jardim Florianópolis, que foram contemplados com obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Divididos em turmas, os alunos das Escolas Senhorinha Alves e Dejani Ribeiro de Campos (ambas do Jardim Vitória) e Antônia Tita (Jardim Florianópolis) conheceram a ETE Dom Aquino e o ETA I e II (São Sebastião e Presidente Marques). Na ETA eles foram recebidos pela bióloga da Sanecap, Maria Fátima dos Santos, e pela turismóloga Josefa Ribeiro.

Para a aluna da 6ª série, Raquel de Almeida (11 anos) o que mais a impressionou foi a sujeira que fica acumulada em cima da água depois que recebe os primeiros tratamentos. “Só agora percebo como os nossos rios são poluídos, mas ainda bem que existe essa casa de tratamento para limpar a água para que possamos beber sem causar problemas para a saúde”, observa a aluna, falando feito gente grande.

Odenir da Costa Souza Júnior (14 anos) também ficou impressionado com o processo de tratamento da água. “Agora eu sei que a água que estou bebendo em casa é realmente tratada e que dá muito trabalho para a Sanecap”.

Além da estação de tratamento, as crianças conheceram o museu Sala de Memória ‘Engenheiro Mário da Silva Saul’ e o Memorial da Água ‘Engenheiro José de Borges Garcia’, onde assistiram vários vídeos educativos voltados para a preservação dos rios e os problemas causados pelo desperdício da água.

Estavam acompanhando os alunos a técnica da Assessoria de Lideranças Comunitárias da Sanecap, Maria das Graças, a coordenadora socioambiental da Construtora IP, Maria Angélica Campos Schimidt, e o responsável técnico pelo trabalho social da Construtora IP, Frederico Pecorelli, além de professores das escolas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet