Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Amorim elogia decisão do Senado de aprovar entrada da Venezuela no Mercosul

Em nota divulgada nesta quarta-feira, o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) elogiou a aprovação pelo Senado do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul.


"Essa decisão, fruto de debate amplo e democrático no âmbito do Legislativo brasileiro, reforça o empenho do Brasil em avançar na integração da América do Sul. Com a participação da Venezuela, o Mercosul passará a constituir um bloco com cerca de 270 milhões de habitantes e PIB superior a 2 trilhões de dólares", diz ele na nota.

Segundo Amorim, em 2009, a Venezuela, que já é o segundo maior comprador de mercadorias brasileiras na América do Sul, figura como o sexto destino das exportações brasileiras para o mundo e responde pelo segundo maior superavit nas trocas comerciais do Brasil com o exterior.

"Com a decisão de hoje, o Brasil junta-se a Argentina, Uruguai e Venezuela, que já haviam aprovado o Protocolo de Adesão. Para a plena associação da Venezuela ao bloco, resta a ratificação do Protocolo pelo Paraguai", finaliza.

A votação ocorreu depois de várias semanas consecutivas de adiamento. Em menor número, a oposição fez diversos discursos para atrasar a análise da matéria, mas a estratégia não foi suficiente para impedir a votação ontem.

Mesmo com aprovação do protocolo no Senado, o ingresso da Venezuela no bloco econômico ainda não está garantido. O Paraguai não concluiu a análise do tema, o que atrasa as negociações.

A Argentina e o Uruguai já aprovaram o protocolo de adesão, mas caberá ao Paraguai definir --uma vez que os quatro países-membros do Mercosul têm que avalizar o ingresso da Venezuela para que o país possa efetivamente integrar o bloco econômico.
A oposição é contra o ingresso da Venezuela no Mercosul por considerar que o presidente do país, Hugo Chávez, coloca em risco a democracia no bloco econômico. Os oposicionistas criticaram, em especial, o fato de Lula já ter anunciado que o Senado iria aprovar o ingresso da Venezuela no bloco econômico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet