Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Holanda pede explicações à Venezuela sobre declarações de Chávez

O Ministério das Relações Exteriores holandês pediu que o embaixador da Venezuela esclareça os comentários feitos pelo presidente Hugo Chávez acusando a Holanda de planejar uma agressão contra a Venezuela.


Nesta quinta-feira, Chávez acusou a Holanda de permitir que os Estados Unidos usem ilhas holandesas próximas à costa caribenha da Venezuela para preparar um possível ataque militar contra seu país.

"O chanceler pedirá ao embaixador venezuelano um esclarecimento com relação a essas declarações", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Holanda.

O presidente venezuelano disse que os militares americanos, preparando uma possível ofensiva, enviaram aviões de espionagem e navios para Aruba, Curaçao e Bonaire, que são ilhas holandesas autônomas.

"São três ilhas em águas territoriais da Venezuela, mas elas ainda estão sob um regime imperial: a Holanda", disse Chávez durante um discurso em uma conferência sobre mudança climática na Dinamarca. "A Europa deve saber que o império norte-americano está enchendo essas ilhas com armas, assassinos, unidades de inteligência americana, e aviões de espionagem e navios de guerra."

O porta-voz holandês acrescentou que todos os territórios que integram o reino da Holanda, incluindo Aruba e Antilhas Holandesas, no Caribe, não consideram os comentários de Chávez representativos da situação.

Os Estados Unidos marcam presença há muito tempo nas ilhas de Curaçao e Aruba, com cerca de 250 funcionários da Força Aérea envolvidos no combate ao narcotráfico e em operações de vigilância no Caribe.

Essa vigilância é feita do ar por aviões não tripulados, disse o porta-voz do ministério holandês.

Chávez não disse o motivo de estar acusando a Holanda de uma agressão.

O presidente venezuelano está envolvido em uma disputa com a vizinha Colômbia sobre um acordo que dá aos EUA maior acesso a suas bases militares. Chávez diz que Washington teme seu governo socialista e está cercando a Venezuela.

Chávez acusa as ilhas holandesas soberanas de estarem localizadas em águas territoriais venezuelanas, mas a chancelaria holandesa disse que havia um acordo sobre fronteiras.

"As fronteiras marítimas entre o Reino da Holanda e a Venezuela foram estabelecidas por um tratado entre os dois países e a Holanda espera que a Venezuela respeite esse tratado".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet