Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Vasco desiste de se beneficiar da decisão do TRT para jogar as semifinais

O Vasco desistiu nesta sexta-feira de se beneficiar da decisão do Ministério Público de anular o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, que puniu o clube com a perda de seis pontos depois de denúncia feita pelo Fluminense de que Jéferson não teria condições de jogo na estreia do time cruzmaltino no Campeonato Carioca. Com isso, as semifinais da Taça Guanabara entre Flamengo x Resende, neste sábado, e Botafogo x Fluminense, na Quarta-feira de Cinzas, estão confirmadas. O clube ainda não se pronunciou se vai ou não seguir com o recurso no STJD, que seria julgado após o Carnaval.

Com medo de ser punido pela Fferj, pela CBF e até mesmo pela Fifa, por se beneficiar de uma decisão da Justiça Comum sem antes esgotar todas as esferas desportivas, o Vasco voltou atrás e deixou claro que não pretende usar a decisão para disputar as semifinais da Taça Guanabara. Pelo artigo 52, parágrafo segundo, da Lei Pelé, os órgãos da justiça esportiva são autônomos em suas decisões.

Na noite de quinta-feira, logo após a decisão do Ministério Público, o site oficial do Vasco divulgou uma nota para os torcedores dizendo que o clube era um dos semifinalistas. Mas uma hora e meia depois resolveu tirar a nota do ar, sem mais explicações.

O clube, porém, ainda corre riscos. O STJD encaminhou nesta sexta-feira pela manhã uma notificação à CBF, assinada pelo procurador-geral Paulo Schmitt, sobre o caso. No documento, o STJD pede que a entidade notifique a Fifa do que está acontecendo no Campeonato Carioca e tome as medidas que julgar cabíveis.

O Vasco também ainda pode ser denunciado no artigo 231 do CBJD ser eliminado do Campeonato Carioca. Segundo o artigo, nenhum clube pode "pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro". A punição é a exclusão do campeonato e uma multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Quatro derrotas na Justiça Desportiva

Até agora, o Vasco teve quatro derrotas na Justiça Desportiva por ter escalado o meia Jéferson na estreia do Campeonato Carioca sem o nome do atleta estar no Bira, o Boletim Informativo de Registros da Ferj, como determina o regulamento. A decisão de colocar o jogador em campo veio após o assessor jurídico Luiz Américo garantir ao departamento de futebol que o atleta estava regular.

No dia 12 de fevereiro, a quarta comissão disciplinar do TJD/RJ considerou o Vasco culpado por quatro votos a um. O clube recorreu. E no julgamento no Pleno do TJD-RJ nova derrota. Agora, por sete votos a um. O departamento jurídico do clube, por meio de Luiz Américo, teve na quinta-feira dois pedidos de efeitos suspensivos negados. Primeiro no TJD/RJ. Depois no STJD.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet