Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Livro ensina como fazer o bebê dormir a noite inteira

Uma das primeiras coisas que uma grávida ouve dos pais de carteirinha é o aviso "Você nunca mais vai dormir". E fazer o bebê pegar no sono é um tormento que realmente pode ultrapassar os seis primeiros meses, para desespero de algumas mães. A psicóloga Renata Kraiser foi uma delas e, depois de vivenciar o problema, decidiu dedicar sua dissertação de mestrado ao assunto. O resultado é apresentado no livro “O Sono do Meu Bebê – Volte a dormir, aplicando este método seguro, prático e carinhoso" (CMS Editora).


"Passei por essa situação e achava que seguir o conselho de alguns pediatras, de deixar a criança chorando até pegar no sono, era sofrido demais", conta. Em seu trabalho acadêmico, Kraiser foi buscar informações sobre os aspectos psicológicos do sono dos bebês, seguindo um caminho diferente do usual, que é focar-se nos aspectos biológicos e comportamentais. "O sono é uma das funções mais frágeis do ser humano e, no caso da criança, depende muito de como a relação entre a mãe e o bebê se estabelece", explica.

A psicóloga diz que seu método consiste em trabalhar duas questões básicas: a separação e a vivência da união primária, ou seja, a sensação que o bebê deve ter de que a mãe é capaz de prover suas necessidades básicas. Para isso, ela propõe ações como massagens e o estabelecimento de rotinas. O objetivo é desenvolver a consciência, na criança, de que o vínculo com a mãe vai além da presença, o que traz a tranquilidade necessária para superar os momentos de separação.

O ambiente apropriado para o sono é outro aspecto ressaltado pela psicóloga no livro. Adormecer em um lugar e acordar em outro, por exemplo, pode gerar insegurança. Usar um tom de voz que transmita confiança e serenidade também é importante para acalmar o bebê. E a psicóloga também defende o uso de ursinhos, bonecos ou uma fralda que tenha o cheiro da mãe, chamados de "objetos transicionais", para que a criança fique mais tranquila enquanto estiver sozinha.

Outra dica é colocar dois brinquedos pequenos, um em cada canto do berço, para que o bebê se localize caso acorde no meio da noite."Por isso também recomendo o uso de uma iluminação muito suave (de 7 a 15 W) para que o bebê possa enxergar e reconhecer onde está", diz Kraiser no livro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet