Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Moscas bêbadas ajudam no estudo sobre o vício


A Universidade da Califórnia, em São Francisco, se tornou um boteco para moscas das frutas.

Lá, no laboratório de Ulrike Heberlein, pesquisador sobre os vícios, moscas das frutas estão optando pelo consumo de álcool. Elas estão bebendo (ou melhor, comendo alimentos embebidos em álcool) até ficarem embriagadas, mesmo quando não apreciam o sabor. E também estão cedendo à tentação.

Haberlein, autor de um artigo, junto a Anita V. Devineni, descrevendo as descobertas na "Current Biology", disse que a pesquisa representava um avanço em seu trabalho de tentar compreender a base genética dos vícios humanos em substâncias como álcool e nicotina por meio da mosca das frutas, ou Drosophila melanogaster.

"Durante anos nós estudamos reações simples, como intoxicação e desenvolvimento de tolerância", disse Haberlein. A conhecida genética da mosca das frutas a torna um organismo modelo para esse trabalho. "Agora, em vez de dar passivamente o álcool às moscas, estamos deixando que elas escolham beber".

E elas bebem, como humanos. No começo, elas ficam hiperativas e desinibidas; se continuam bebendo, perdem a coordenação. Eventualmente, desmaiam. As concentrações internas de álcool nas moscas, em cada estágio, são bastante similares àquelas dos humanos que bebem, disse ela.

Os pesquisadores também descobriram que, se uma mosca é privada de álcool por um ou dois dias, ela continuará a beber assim que tiver uma oportunidade.

Sob alguns aspectos, a descoberta não é surpreendente. Afinal, moscas das frutas tendem a ser encontradas em frutas podres, onde os açúcares estão fermentando para virar álcool.

Porém, quantificando isso em laboratório, os pesquisadores conseguirão estudar a genética por trás do comportamento. Realmente, segundo Haberlein, eles desenvolveram um exame para identificar características de vício --pesquisadores poderão usar diversos subgrupos da Drosophila, cada um com uma mutação conhecida, para ver qual altera os padrões de consumo de álcool.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet