Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Turismo

Toronto, uma das melhores cidades do mundo para se morar

Os canadenses a chamam de uma pequena Nova York e isso fica longe de ser um exagero. Mesmo com seus poucos mais de 5 milhões de habitantes na região metropolitana, Toronto é uma cidade aberta à imigração, concentra tudo o que os grandes centros urbanos do mundo têm de melhor para oferecer: diversidade cultural (46% da população é de imigrantes), gastronomia de qualidade para todos os bolsos, vida noturna agitada e uma programação cultural incessante.


Situada na parte leste do Canadá às margens do lago Ontário, mesmo com toda a agitação, Toronto é silenciosa. Os ônibus e o metrô sempre chegam no horário, as ruas são limpas e a população é extremamente educada e solícita. Pare com um mapa na mão por cinco minutos na rua e alguém virá lhe oferecer informação.

CN Tower
Construída para ser a maior edificação do mundo, a CN Tower se tornou o símbolo de Toronto e um dos locais mais visitados por turistas. Quando o dia está claro, é possível ver toda a cidade do alto de seus 553 metros.

Um elevador panorâmico com chão transparente leva o visitante até a altura de 342 m. Como no elevador, parte do chão da CN Tower é envidraçado. Muitas pessoas não conseguem parar em pé e olhar para baixo. A vertigem é garantida para os mais corajosos.

Waterfront
Durante o verão em Toronto, uma das melhores opções de lazer é alugar uma bicicleta e passear pelo "calçadão" à beira do lago Ontário. O local foi todo remodelado e recebeu decks de madeira que imitam ondas. O aluguel de uma bicicleta sai por cerca de 15 dólares canadenses a primeira hora. Duas horas é tempo suficiente para percorrer toda a extensão do Waterfront sem pressa.

Gastronomia de rua
No centro de Toronto, não deixe de experimentar uma das maiores tradições locais: o cachorro-quente de rua faz parte da alma da cidade. Em praticamente qualquer esquina dá para encontrar um. Para os mais ousados, experimente colocar xarope de mapple (extraído do plátano, árvore símbolo do Canadá, cuja folha está na bandeira do país).

Chinatown
Cerca de 10% da população de Toronto é de chineses, que se concentram em quatro Chinatowns. A maior delas fica na área da Spadina Avenue e arredores. Aproveite o tempo para ver o contraste entre o caos das bancas se esparramando pelas calçadas, do cheiro forte de frutos do mar secos e da gritaria e o silêncio e organização do resto da cidade.

O restaurante mais renomado da região é o Bright Pearl, especializado em frutos do mar. Peça um Dim Sum, espécie de rodízio de pratos típicos servidos com chá.

King Street West
Situada no coração do chamado distrito de entretenimento, a rua King West concentra um grande número de restaurantes, bares, teatros, cinemas e hotéis de Toronto. O teatro Prince of Whales oferece durante todo o ano montagens de musicais famosos como a Noviça Rebelde, Mamma Mia e O Rei Leão.

Entre os restaurantes, pode-se optar pela culinária de diversas partes do mundo, fazendo jus ao grande número de imigrantes que se estabeleceram na cidade. É recomendável chegar cedo ou fazer reserva, os canadenses costumam jantar cedo e por volta das 19h os restaurantes já estão cheios.

Distillery District
Com a mais preservada arquitetura vitoriana da América do Norte, o bairro surgiu após o fechamento de uma fábrica de rum e Bourbon. O local abriga restaurantes, cervejarias, galerias, estúdios de arte, cafés, teatros, escritórios, fábrica artesanal de chocolate, festivais de música e até uma escola. É considerado um dos endereços mais vibrantes de Toronto.

Quando não está muito movimentado, uma boa pedida é passear pelos calçadões de pedra de segway, aquela espécie de patinete de duas rodas paralelas que se movimenta seguindo a inclinação do corpo de quem está em cima. Com um treinamento de cinco minutos e cerca de US$ 40 dólares, é possível fazer um tour guiado de 30 minutos.

Niagara Falls
Partindo de Toronto de trem, em duas horas se chega numa das mais bonitas quedas d`água do mundo. Com 57 m de altura, as quedas do rio Niagara tem a forma de uma ferradura. O local tem uma boa estrutura com lojas de souvenires, lanchonetes e um cinema que conta a história geológica da formação das cataratas, com direito a esguichos de água no rosto e reprodução da erosão provocada pelos anos de ação das águas nas rochas.

A melhor maneira de sentir a força das cachoeiras é embarcar no barco Maid of the Mist. Ele parte de um embarcadouro e vai até o pé das quedas d`água. Uma capa de chuva é oferecida para amenizar um pouco o banho, mas vá preparado para se molhar com o borrifo constante que encobre todo o barco.

Clima Toronto registra as menores temperaturas de novembro a março, podendo chegar a 11oC. Nos meses de abril, maio, setembro e outubro, a temperatura fica amena durante o dia, com os termômetros marcando de 12 oC a 21 oC, e chega aos 4 oC durante a noite. Os meses mais quentes do ano são junho, julho e agosto, com temperaturas variando de 11 oC a 27 oC.

Como chegar
A Air Canada tem um voo direto partindo de São Paulo para Toronto diariamente com preços em torno de US$ 1 mil. Para entrar no Canadá é necessário fazer o visto no Consulado Geral do Canadá, em São Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet