Olhar Direto

Domingo, 02 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Karzai denuncia morte de crianças em ação de forças estrangeiras

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, denunciou nesta segunda-feira a morte de dez civis, entre eles oito crianças, durante uma suposta operação militar das forças estrangeiras na véspera, no leste do país.


A morte de civis é um dos temas mais delicados da ação das forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na luta contra o grupo islâmico radical Taleban no país. O comandante das tropas internacionais no país, Stanley McChrystal, afirmou em relatório entregue recentemente ao governo que, ao causar a morte de civis e danos colaterais "desnecessários", pode perder a batalha contra o Taleban. 

Em comunicado, o Palácio Presidencial afegão informou que Karzai condena o ataque, que ocorreu no distrito de Narang, na Província de Kunar. O comunicado não detalha se foi uma ofensiva por terra ou se as tropas estrangeiras bombardearam a região.

Karzai enviou uma delegação governamental ao local para investigar o ocorrido.

o chefe provincial de polícia, general Khalilullah Zaiyi, disse à agência de notícias Associated Press que ao menos dez militantes foram mortos no distrito neste domingo e que investigadores foram ao local checar os relatos de mortes de civis.

O governador da Província, Sayed Fazelullah Wahidi, disse nesta segunda-feira que dez civis foram mortos em uma operação envolvendo forças da coalizão, mas não deu maiores detalhes.

Segundo a agência afegã de notícias AIP, os deputados que representam Kunar na Câmara Baixa do país abandonaram o plenário em protesto pela morte dos civis. Um deles, Shahzada Shahid, ameaçou renunciar ao cargo de deputado e disse à AIP que os civis foram mortos a tiros.

Em comunicado, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês), missão militar sob comando da Otan, citou as ofensivas lançadas durante as últimas 24 horas em Províncias do sul e do leste afegão --mas não mencionou nenhuma operação em Kunar.

Há mais de um ano, Karzai faz frequentes denúncias de ataques das tropas internacionais que matam civis.

Segundo um relatório da ONU, 1.500 civis afegãos morreram nos primeiros oito meses de 2009, sendo 23% deles em ações militares das forças estrangeiras e afegãs, principalmente em bombardeios.

Em 4 de setembro deste ano, um ataque aéreo ordenado pelo comando alemão na Província de Kunduz matou pelo menos 142 pessoas, dezenas delas civis. O ataque levou à demissão do nomes do alto escalão na Alemanha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet