Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Pressão

Como controlar a ansiedade durante o vestibular

Neste domingo (3), 35.588 candidatos começam a disputa final por 10.812 vagas na segunda fase do vestibular da Fuvest. Quando o nervosismo se manifestar durante a prova do vestibular, é recomendável parar um pouco. “Inspire e expire devagar, coma alguma coisa, beba água. Pare durante um, dois ou três minutos.

Neste domingo (3), 35.588 candidatos começam a disputa final por 10.812 vagas na segunda fase do vestibular da Fuvest. Quando o nervosismo se manifestar durante a prova do vestibular, é recomendável parar um pouco.


“Inspire e expire devagar, coma alguma coisa, beba água. Pare durante um, dois ou três minutos. Esse cuidado não é perda de tempo, mas um investimento na sua calma”, orienta o professor do curso PH, Alcides Affonso. “O que não pode é permitir que a ansiedade domine”.

“Comece a resolver a prova pelas questões mais fáceis, pela matéria mais fácil. Não se preocupe em acabar a matéria toda de uma vez. Depois de resolver todas as questões fáceis da prova, volte para as mais difíceis. Assim é possível fazer o exame com um pouco mais de tranquilidade”, continua.

Outros cuidados também ajudam a equilibrar o ânimo: dormir bem na véspera do vestibular, levantar cedo e se alimentar bem antes de ir para o local de prova. Ao chegar, Affonso recomenda entrar bem cedo na sala. “De preferência pelo menos meia hora antes para se ambientar. Escolher o melhor lugar na sala, ver se a cadeira é firme e se familiarizar com o ambiente”.

Como alguns fiscais são muito rigorosos, é bom levar alimentos e garrafa de água em material transparente. Quanto aos relógios, a preferência é pelo que for mais simples possível.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet