Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Vale do Paraíba é a região mais afetada pelas chuvas em SP, diz Defesa Civil

O Vale do Paraíba é a região mais afetada pelas chuvas no estado de São Paulo desde o dia 1º de janeiro, segundo balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. De acordo com o órgão, até 10h desta terça-feira (5), o estado tinha o registro de 3.887 pessoas desalojadas, 990 desabrigadas e dez mortes provocadas pelas chuvas.


A maior parte dos desabrigados e desalojados está em cidades da região do Vale do Paraíba. A mais afetada é São Luiz do Paraitinga, a 182 km de São Paulo, onde o nível do rio que corta a cidade subiu 10 metros causando inundações e desabamentos. O centro histórico da cidade ficou destruído, e 4 mil pessoas chegaram a ser retiradas de casa.

Nesta terça, segundo a Defesa Civil, 30 pessoas permaneciam desabrigadas e 2.400 desalojadas. Outra cidade bastante afetada é Cunha, na mesma região. Os números de desabrigados e desalojados são mais baixos – 13 e 356, respectivamente – mas 12 mil pessoas estão isoladas nas áreas rurais devido às quedas de barreiras e pontes. A prefeitura decretou estado de calamidade pública.

De acordo com a Defesa Civil, essas pessoas só conseguem sair das áreas afetadas a pé. Na noite do dia 1º, um desabamento causou a morte de seis pessoas da mesma família. Apenas uma mulher sobreviveu.

As outras cidades que também tinham moradores desabrigados eram Guaratinguetá (800), Aparecida (25), Caçapava (80) e Guararema (52).

Algumas cidades também tinham desalojados: Aparecida (675), Guaratinguetá (200), Guararema (152), Cruzeiro (18), Paraibuna (27), Bananal (7), Natividade da Serra (2) e Campos do Jordão (50).

Além de Cunha, Guararema também teve mortes causadas pelas chuvas – quatro pessoas morreram soterradas em um deslizamento de terra. Na segunda-feira (4), um menino de 10 anos morreu após ser atingido pelo teto de um imóvel em construção durante um temporal. A Defesa Civil ainda não contabiliza a morte como causada pela chuva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet