Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Suicida que atacou CIA no Afeganistão era agente duplo

O suicida que matou oito pessoas dentro de uma base da CIA no Afeganistão afirmou ter informações sobre aliados de Osama bin Laden e que foi recrutado como agente duplo para se infiltrar na Al-Qaeda. As informações são de um alto funcionário do serviço de inteligência dos Estados Unidos, que falou sob condição de anonimato.


Outro funcionário afirmou também que o suicida era Humam Khalil Abu-Mulal al-Balawi, um médico de 36 anos da cidade de Zarqa, na Jordânia, que também havia sido recrutado pela inteligência jordaniana. Zarqa é a cidade natal do ex-líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi.

O suicida foi detido mais de um ano atrás pela inteligência jordaniana e, acreditava-se, fora persuadido a apoiar os esforços norte-americanos e jordanianos contra a Al-Qaeda, segundo reportagem da rede "NBC".

Ele foi convidado a ir a Camp Chapman, uma base avançada de alta segurança na província de Khost, na fronteira entre Afeganistão e Paquistão, porque afirmara ter informações urgentes para localizar Ayman al-Zawahri, o braço direito de Osama bin Laden. A CIA não comentou a reportagem.

Hajj Yacoub, autoproclamado porta-voz do Taleban no Paquistão, identificou o suicida em sites de militantes muçulmanos como Hammam Khalil Mohammed, também conhecido como Abu-Dujana al-Khurasani. Não há identificação independente sobre a afirmação de Yacoub.

Al-Balawi não foi revistado quando entrou em Camp Chapman segundo as fontes. Ele detonou o explosivo logo depois do início de seu interrogatório, segundo um dos ex-oficiais de inteligência. Além dos oito mortos, seis pessoas ficaram feridas segundo a CIA.

Os corpos de sete funcionários da CIA chegaram na segunda-feira à Base da Força Aérea de Dover, numa pequena cerimônia privada da qual participaram o diretor da CIA, Leon Panetta, funcionários de outras agências, amigos e familiares.

Um funcionário do governo jordaniano, que não tem autorização para falar com a mídia, disse que seu governo não tem ligação com o suicida. Segundo ele, ainda não foi verificado se ele era jordaniano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet