Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Ronald Biggs pode ser solto em julho, diz imprensa britânica

Os jornais tomaram como base uma entrevista concedida pelo filho de Biggs, o brasileiro Mike, ao canal de TV ITV, Michael (Mike) Biggs, que afirmou ter sido procurado por autoridades da prisão e membros do conselho de liberdade condicional. A família agora estuda a transferência de Ronald Biggs para um asilo, quando ele sair da prisão.


Mas de acordo com um ativista que faz campanha pela reforma do sistema penal, ninguém pediu oficialmente ao Ministério da Justiça a libertação de Biggs.

Segundo Mark Leech, editor do Prisons Handbook, um guia das prisões da Grã-Bretanha, o ministro da Justiça Jack Straw disse a ele que nenhum pedido foi feito.

"Eu fiquei chocado, já que eu imaginava que os pedidos haviam sido feitos e rejeitados, mas não é o caso", disse Leech.

"Nós não fazemos comentários sobre indivíduos. A liberdade condicional é um problema para o conselho de liberdade condicional", disse uma porta-voz do Ministério da Justiça.

Segundo a imprensa, o conselho que determina a liberdade condicional dos prisioneiros tem reunião marcada para o próximo dia 3 de julho, pouco antes de Biggs completar 80 anos.

Problemas de saúde

O assaltante, que viveu anos como foragido no Brasil, retornou à Grã-Bretanha em 2001 voluntariamente, por causa de sua saúde deteriorada.

Ele foi preso ao chegar e permanece detido na prisão de Norwich. Na semana passada, Biggs passou três dias internado em um hospital, por causa de uma pneumonia.

Segundo as declarações de Mike à imprensa britânica, a saúde de Ronald Biggs está extremamente fragilizada e ele não consegue sequer falar ao telefone.

"Nós tivemos várias discussões sobre como seria a vida do meu pai aqui (na Inglaterra), e que impacto (sua eventual liberdade) teria sobre a comunidade local, e, claro, que impacto teria sobre meu pai e sua saúde", disse Mike, ex-integrante da banda infantil Turma do Balão Mágico.

"Acredito que o público vai ficar chocado quando vir o estado em que meu pai se encontra quando ele for solto da prisão. Não acredito que as pessoas estejam esperando alguém tão frágil e velho."

Ronald Biggs era parte de uma quadrilha de 15 criminosos que assaltou um trem pagador dos correios em 1963 em Ledburn, na Inglaterra.

Ele foi preso pouco depois e condenado a 30 anos de prisão, mas escapou da penitenciária de Wandsworth após 15 meses.

Nos 30 anos seguintes ele esteve foragido na Espanha, Austrália e no Brasil, de onde não pôde ser extraditado por ter tido um filho brasileiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet