Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Turismo

folia

Cuidados ao alugar imóvel para o período do Carnaval

Maioria dos Cearenses prefere passar o Carnaval nas cidades litorâneas, com trios elétricos e o tradicional mela-mela, e nas serras, onde há mais tranquilidade Para quem planeja entrar na folia sem pagar mais caro, o ideal é contratar o imóvel com o máximo de antecedência

Maioria dos Cearenses prefere passar o Carnaval nas cidades litorâneas, com trios elétricos e o tradicional mela-mela, e nas serras, onde há mais tranquilidade


Para quem planeja entrar na folia sem pagar mais caro, o ideal é contratar o imóvel com o máximo de antecedência

Enquanto os turistas curtem a tranquilidade da Capital, os cearenses partem para o litoral e a serra, em busca de diversão. Seja para o tradicional mela-mela nas praias ou para o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, muita gente recorre ao aluguel de imóveis por temporada para passar o período momino.

De acordo com Sérgio Porto, presidente do Sindicato da Habitação no Ceará (Secovi-CE), as reservas de casas, apartamentos e flats por período determinado estão crescentes. Há opções para todos os bolsos, de R$ 450,00 a R$ 5 mil, dependendo do destino e do tamanho do imóvel pretendido.

"Na verdade, essa nova temporada de aluguel de casa e flats tem se antecipado. Era mais depois de 15 de janeiro a ia até um pouco depois do Carnaval", afirma. Para ele, a festa do Réveillon de Fortaleza tem ancorado a locação temporária no Estado, como acontece no fim de julho com o Fortal - tradicional micareta da cidade. "A diferença é que as pessoas buscam Fortaleza como destino familiar. No Fortal, vêm grupos de rapazes e moças que alugam flats e apartamentos por temporada. Para o Carnaval, quem fica na Capital são as famílias que buscam tranquilidade", completa Porto. Ele acrescenta que a população local, por sua vez, movimenta a locação nas praias e regiões serranas. "Com a valorização de 25% do real, há uma demanda muito grande para o exterior e cruzeiros no Carnaval. Mas, estamos falando de 2% a 3% da população", diz.

Maior demanda

A grande demanda dos cearenses continua sendo o Carnaval nas cidades litorâneas, com trios elétricos nas praças e praias e o tradicional mela-mela. "E a serra de Guaramiranga, para quem gosta mais de tranquilidade. Lá, se você colocar 10 mil pessoas, lota toda a cidade". Sérgio Porto chama atenção para algumas dicas antes de recorrer ao aluguel por temporada. "Primeiro, ter cuidado porque hoje existem muitos atravessadores. Tem gente não habilitada intermediando estes alugueis", diz.

Ele sugere ao consumidor-folião procurar uma imobiliária tradicional para dar segurança à transação. Além disso, se a locação for realizada via internet, ele aconselha a imprimir as fotos dos imóveis e a lista dos itens constantes nos mesmos (equipamento e utensílios).

"Assim, o locatário confirma tudo o que existe no local na hora de assinar contrato com a imobiliária". Outra dica é procurar indicações de bons negócios com amigos e parentes.

"A indicação de pessoas conhecidas tem muito valor porque quem já alugou um flat, apartamento ou casa sabe exatamente quais as melhores opções, os preços justos", orienta.

Atenção à segurança

É conveniente também atentar para a segurança do imóvel. Sítios e casas mais isolados da sede do município costumam chamar a atenção de oportunistas. Segundo os corretores, é bom sair sempre em grupo e cuidar do fechamento de portões e janelas.

Por último, se houver algum problema ou reclamação, procurar o Secovi. "Os problemas com locação por temporada de que temos notícias são mínimos", relata Porto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet