Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Invasão do Iraque em 2003 foi ilegítima, afirma relatório holandês

A invasão do Iraque pelos Estados Unidos em março de 2003 foi ilegítima no que diz respeito ao direito internacional, segundo o presidente de uma comissão investigadora independente holandesa, cujas conclusões foram apresentadas neseta terça-feira em Haia.


"A legitimidade não era suficiente para que a Holanda apoiasse a invasão", declarou o presidente da comissão investigadora, Willibrord Davids, falando à imprensa.

"As resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o Iraque nos anos 90 não concediam mandato para uma intervenção militar norte-americana-britânica", afirma o informe entregue ao primeiro-ministro holandês Jan Peter Balkenende.

A comissão investigadora foi criada em fevereiro de 2009 a pedido do gobierno, em resposta às pressões da oposição, que questiona a legitimidade do apoio concedido pela Holanda à invasão do Iraque.,

Segundo a comissão, não existe qualquer prova de que a Holanda tenha concedido uma contribuição militar ativa para a invasão.

No entanto, em julho de 2003, a Holanda enviou 1.100 homens para o sul do Iraque para participar na força multinacional dirigida pelos Estados Unidos sob mandato da ONU.

A missão desse contingente militar concluiu na primavera de 2005.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet