Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Fechamento de supermercados na Venezuela seria medida contra Colômbia

A câmara empresarial colombo-venezuelana considerou hoje que o fechamento por 24 horas dos supermercados Éxito na Venezuela, de capital francês e colombiano, é aparentemente "uma medida populista" contra a Colômbia.


O presidente da junta diretora da câmara empresarial, Carlos Hugo Escobar, assegurou em Bogotá que os comerciantes têm o direito de ajustar seus preços de maneira responsável quando há variações na taxa de câmbio.

"Aparentemente, o Governo (venezuelano), em uma medida populista, está ameaçando os comerciantes dizendo que, caso mudem os preços, serão punidos", disse.

Escobar acrescentou que o fechamento dos supermercados Éxito "é uma medida odiosa contra interesses colombianos".

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou nesta segunda-feira o fechamento por 24 horas de 70 estabelecimentos comerciais por "remarcar" preços, aproveitando a desvalorização da moeda.

Desde segunda-feira, a Venezuela passou a usar uma taxa de câmbio oficial dupla de 2,6 e 4,3 bolívares por dólar, o que pôs fim à cotação única de 2,15 bolívares por dólar vigente desde 2005.

A cotação de 2,6 bolívares é usada para importações prioritárias, entre elas as dos setores de alimentos, saúde, maquinaria e equipamentos, ciência e tecnologia, e todas as importações do setor público, assim como remessas familiares ou recursos de consulados e embaixadas credenciadas na Venezuela.

"Para todo o resto", disse Chávez na sexta-feira, se utilizará uma paridade de 4,3 bolívares por dólar, que chamou de "dólar petroleiro", e que permitirá cobrir as necessidades do setor automotivo, do comércio e das telecomunicações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet