Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ESPANTOSO

Barra chega a 3 mil casos de dengue; Estado promete ajuda

Um plano de ação conjunto está sendo programado entre Estado e Prefeitura de Barra do Garças para enfrentar o atual surto de dengue que atinge o município. Já são 3 mil os casos registrados da doença em Barra, sendo 2.700 registrados em 2009 e 300 casos somente neste início de janeiro.

 
Os números apontam um caso confirmado de morte por dengue hemorrágica e quatro sendo investigados.
 
O coordenador estadual da Vigilância Ambiental, Oberdan Lira, está em Barra do Garças desde segunda-feira (11) para definir as linhas de ação do plano conjunto entre Estado e Prefeitura. O coordenador decidiu convocar a sociedade organizada do município, secretários municipais e Ministério Público para uma reunião estratégica hoje. “Queremos o envolvimento de toda a sociedade para combater o mosquito da dengue”, declarou.

Entre as medidas anunciadas pelo coordenador da Vigilância Ambiental inclui-se uma ação emergencial no centro da cidade, onde há mais focos de dengue; notificação de alguns comerciantes negligentes; autuação de proprietários de imóveis sujos com focos de dengue. O diretor do Polo Regional de Saúde, Franco Danny, anunciou que o trabalho de bloqueio em áreas com focos de dengue com a bomba costal vai continuar, entretanto o fumacê continua descartado. “A Coordenação entendeu que ainda não é momento de entrar com o carro-fumacê”, explicou.

A presidente da Câmara Municipal, Antônia Jacob, que já foi secretária de Saúde por 12 anos, discorda da posição da Secretaria de Estado de Saúde afirmando que é favorável ao carro-fumacê auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti adulto. A vereadora somente não quis comentar a decisão do prefeito Wanderlei Farias e da secretária de Saúde, Daniela Salun, de deixar para renovar os contratos dos médicos em fevereiro, o que resulta em oito das treze unidades de saúde do município sem médicos. Jacob desconversou sobre o assunto dos médicos dizendo que não tinha conhecimento oficialmente deste assunto.

Ainda dentro do pacote anunciado pelo coordenador estadual de Vigilância Ambiental, existe uma orientação para que a Prefeitura contrate os médicos que estão faltando nos PSFs de Barra do Garças. O destaque na reunião desta tarde é a presença do promotor Marcos Brantz que exigiu a volta do Banco de Sangue e pediu mais agilidade do município no combate ao surto de dengue.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet