Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Obama coloca todo o poderio dos Estados Unidos a serviço do Haiti

O presidente Barack Obama colocou todo o poder dos Estados Unidos a serviço do Haiti e pôs à disposição imediata cem milhões de dólares para ajudar a nação caribenha devastada pelo terremoto.


"Ao povo do Haiti, dizemos com clareza e convicção: vocês não serão abandonados, não serão esquecidos", declarou.

Obama ofereceu "todos os elementos de nossa capacidade nacional, nossa diplomacia, e a assistência ao desenvolvimento, o poder de nossas forças armadas e, o mais importante, a compaixão de nosso país".

"Vocês conheceram a escravidão e a luta contra os desastres naturais. E, apesar de tudo, nunca perderam a esperança. Hoje, saibam que a ajuda chegará", declarou Obama junto aos principais ministros de seu gabinete, como a secretária de Estado Hillary Clinton e o secretário da Defesa, Robert Gates

"Esse é um desses momentos que exige a liderança americana", enfatizou o presidente.

Obama enfatizou que o Haiti é a prioridade número um neste momento e anunciou o desbloqueio de 100 milhões de dólares.

"Esse investimento vai render ao longo do ano à medida que embarquemos na recuperação a longo prazo dessa inimaginável tragédia".

Ele informou ainda que os primeiros grupos de ajuda dos Estados Unidos já se encontram no terreno, fazendo a segurança do aeroporto e as principais áreas de assistência.

Antes dessas declarações, Obama se reuniu no Salão Oval com vários membros da equipe de segurança nacional para se informar sobre a situação.

Mais cedo, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que o alcance do desastre humanitário no Haiti após o terremoto que devastou o país é inimaginável.

Segundo Hillary, o terremoto no Haiti deixou milhares de mortos.

"Já sabemos que os mortos estão sendo contados por dezenas de milhares. A zona do terremoto foi duramente atingida. Esta zona é uma das mais populosas do Haiti", explicou.

"Os Estados Unidos estão colaborando estreitamente com o governo haitiano para tentar ajudar as milhares de vítimas do desastre", declarou a chefe da diplomacia americana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet