Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Aécio libera secretário para participar de grupo brasileiro de ajuda ao Haiti

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), liberou o secretário da Defesa Civil do Estado, Alexandre Lucas, para participar do grupo que coordena a ajuda brasileira ao Haiti. O país ficou destruído após o terramoto de terça-feira (12) e deixou milhares de mortos --incluindo 17 brasileiros.


O pedido foi feito pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, que faz parte do Ministério da Integração Nacional. Lucas é coronel da Polícia Militar e tem experiência em gestão de desastres.

Minas Gerais não é o único Estado a cooperar na ajuda ao Haiti. Ontem, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) levou 51 bombeiros --30 do Rio de Janeiro e 21 do Distrito Federal-- além de três médicos e três enfermeiros militares para auxiliar no socorro às vítimas do terremoto.

O plano de ajuda brasileiro prevê o envio de equipes para a remoção de escombros, o atendimento médico, a remoção de corpos, o envio de alimentos e a manutenção da segurança.

Nesta sexta-feira, a FAB informou que mais três aviões devem partir do Rio de Janeiro, com 16 toneladas de água e alimentos, além de uma equipe de 40 militares da própria FAB e bombeiros para ajudar as vítimas do terremoto. Estes três novos voos se somam aos sete anteriores enviados ao Haiti desde a tragédia.

Os mantimentos e a equipe, formada por médicos, enfermeiras e especialistas em resgate, viajarão em um Boeing e dois Hércules C 130. Na carga, estão ainda 5 toneladas de mantimentos doados pelo governo do Paraguai e recolhidos pelo avião brasileiro que levou um grupo de paraguaios repatriados do Haiti até o país.

Outros dois aviões da FAB decolaram na madrugada desta sexta-feira da Base Aérea do Galeão com um hospital de campanha e equipe médica para auxiliar as vítimas.

Também foram enviadas ao Haiti 17 toneladas de alimentos, água, remédios e equipamentos de resgate. Quatro cães farejadores seguiram na aeronave para ajudar na busca de corpos e sobreviventes da tragédia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet