Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Avião da FAB levará ao Haiti caixões para trazer corpos de brasileiros

aeronave KC-137 da Força Aérea Brasileira (FAB), que decola na manhã deste sábado (16) da Base Aérea do Galeão com aproximadamente 30 passageiros, entre eles o embaixador Antonio Patriota e três médicos legistas do Exército, levará também 18 urnas funerárias para trazer os corpos dos militares mortos na tragédia


O  Exército confirmou a morte de 14 militares brasileiros que atuavam no país, além da médica Zilda Arns, que será enterrada neste sábado em Curitiba. Outros quatro militares brasileiros seguem desaparecidos.

Segundo a assessoria de imprensa do Exército, ainda não há previsão de quando os corpos chegarão ao Brasil. A liberação ainda depende dos trâmites legais que estão sob responsabilidade da ONU.

Além dos caixões, segundo a FAB, o avião levará 5,3 toneladas de medicamentos, 3,1 toneladas de mantimentos, 8,8 toneladas de fardamento e roupas de cama e 20 barracas, no total de 20 toneladas de carga.

Na manhã deste sábado, cinco aviões da FAB que tinham sido impedidos de aterrissar em Porto Príncipe, devido à precariedade do controle aéreo da capital haitiana, conseguiram pousar neste sábado (16) e já estão retornando ao Brasil.

De acordo com o site da Força Aérea, ao todo, “140 passageiros e mais de 80 toneladas de carga foram transportadas” nos oitos voos que já partira do Brasil. As aeronaves levaram suprimentos, equipes médicas, material de apoio e o Hospital de Campanha da FAB.



Na sexta, a FAB havia informado que três aviões C 130 Hércules carregados com hospital de campanha, suprimentos médicos e cerca de 50 militares do serviço de saúde ainda aguardam autorização no Aeroporto de Santo Domingo, capital da República Dominicana, para pousar no Haiti.

Em Boa Vista (RR), outro C 130 aguardava desde as 10h de sexta a autorização para começar a viagem até o Haiti. Esse avião levou suprimentos hospitalares para as equipes médicas brasileiras.

Outra aeronave C 130 Hércules com 15 toneladas de alimentos, água e equipamentos para a construção de uma rede de comunicação via satélite na capital do país, Porto Príncipe, também partiu do Brasil na sexta.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet