Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

Audi A3 Sport chega ao Brasil; veja como é

Foto: Milene Rios/G1

Audi A3 Sport chega ao Brasil; veja como é
O Audi A3 duas portas está de volta, e com mais potência. A nova versão da segunda geração do hatch, vendida até então no Brasil somente com quatro portas (Sportback), chega por R$ 110 mil com motor 2.0 TSFI de 200 cv. No caminho do A3 só há um obstáculo: o BMW 118i, hatch de entrada da marca rival.


O G1 andou no A3 Sport por um percurso de 50 km a caminho da cidade de Itu, interior de São Paulo. Antes de entrar no modelo, uma surpresa. O A3 duas portas resgata as linhas da versão anterior do hatch, montada no país até 2006, com lanternas quadradas na traseira.

Audi A3 Sport disputa o segmento dos compactos 'Premium' (Foto: Arte/G1)
O modelo Sport também é mais leve e tem entre-eixos menor. Por isso, apesar de trazer o mesmo motor, o lançamento é 0,2 segundos mais rápido que a versão quatro portas. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos no modelo Sport. A velocidade é limitada eletronicamente a 238 km/h.

A direção fica ainda mais divertida com o controle de largada, um dispositivo semelhante ao utilizado na Fórmula 1. Para "brincar", basta desligar o controle de tração (ASR) e o controle de estabilidade (ESP). Depois, posicionar o câmbio automático de seis velocidades e dupla embreagem no modo esportivo (S). Em seguida, colocar o pé esquerdo no freio e "descer" o pé direito no acelerador.

Quando o ponteiro do conta giros oscila entre 2.900 e 3.000 rpm, o controle avisa que o carro está pronto para acelerar: basta zerar o hodômetro parcial e soltar de uma vez o pé do freio. Como o carro não tem tração integral (Quattro), presente nos modelos esportivos da marca, os pneus dianteiros patinam na pista nos primeiros segundos da partida. Mas quando o carro ganha aderência, o carro dispara, quase sem controle.

Se no desempenho a Audi não economiza, no interior o carro justifica o preço. O acabamento interno é caprichado, com revestimento emborrachado e peças que imitam aço escovado. No entanto, o painel de instrumentos é simples – se comparado ao de outros modelos da Audi –, as regulagens do assento são manuais e o teto sky window da versão quatro portas foi substituído por um teto solar comum.

Apesar da redução de mais de R$ 10 mil para o Sportback, a lista de equipamentos de série é de respeito: piloto automático, volante revestido em couro com comandos de som, borboletas para trocas de marchas, duplo airbag frontal e lateral, faróis bi-xênon com ajuste automático de altura, assistente de partida na subida e ar-condicionado digital com saída individual para motorista e passageiro.

Junto com o A3 Sport, a Audi começa a trazer para o Brasil o A4 S Line, com o mesmo motor do hatch, por R$ 185.721. Os dois modelos chegam pouco mais de 20 dias após o lançamento do S3 e TTS, prova que a Audi está mesmo empenhada em cumprir a meta de lançar no país um carro a cada 45 dias em 2010. E o próximo já foi divulgado. Será o sedã S6, versão esportiva da linha A6, já confirmada para março. O preço? R$ 399 mil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet