Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Brasil deverá ser um dos primeiros países visitados pelo novo presidente do Chile

O Brasil deverá ser um dos primeiros países visitados pelo futuro presidente do Chile, segundo previsão de diplomatas que acompanham os candidatos que disputam amanhã (17) o segundo turno. Para os aliados do oposicionista Miguel Sebastián Piñeira (Alianza), que é de centro-direita, e do governista e ex-presidente Eduardo Frei-Ruiz (Concertación), de centro-esquerda, o vencedor deverá ir primeiramente ao Brasil e à Argentina. Há consenso sobre isso nas duas campanhas.


Apontado como líder político e econômico na América Latina, o Brasil é também um parceiro histórico do Chile. As relações bilaterais entre os dois países vêm desde desde o século 19, da época do imperador Pedro II.


O Chile tem no Brasil o principal parceiro econômico na América Latina. O Brasil exerce o papel fundamental de interlocutor com os argentinos e peruanos, uma vez que os chilenos têm divergências históricas com esses dois povos.


Porém, a Argentina deverá ser o primeiro país visitado tanto por Piñeira quanto por Frei, segundo aliados de ambos. Isso por causa das relações delicadas que ligam os dois países e da maior fronteira que separa o Chile da Argentina.


Por enquanto, outros países não estão nos planos dos dois candidatos. Uma das possibilidades é tentar quebrar a frieza entre chilenos e peruanos, causada por denúncias de espionagem militar, e recomendar uma visita ao Peru. Mas isso ainda não está definido.


No entanto, antes, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, informou que pretende fazer uma série de viagens pela América do Sul. Ela irá no próximo mês à Colômbia, à Argentina e ao Uruguai. O Brasil, por enquanto, não foi incluído nos planos dela, que, no dia 11 de março, transmitirá o cargo ao novo presidente.


Amanhã, a partir das 7h, aproximadamente 9 milhões de chilenos vão escolher o futuro presidente do país. A expectativa é que o índice de abstenção seja alto em decorrência do período de férias. No Chile os eleitores votam em cédula de papel e geralmente usando lápis, e não caneta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet