Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Bachelet vota e diz que irá cumprimentar vencedor "sem diferenças"

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, votou hoje no segundo turno das eleições em que será escolhido seu sucessor. Como fez no primeiro turno, ela foi caminhando ao lado de sua mãe, Angela Jeria, ao Colégio Verbo Divino, onde vota, que fica a poucas quadras de sua residência, no distrito de Las Condes, em Santiago.


Ao chegar, a presidente, que se aproxima do fim do mandato com uma aprovação recorde superior a 80%, foi recebida com aplausos. Depois de votar, Bachelet parabenizou os chilenos pelo bom desenvolvimento na eleição. "Mais uma vez, o Chile demonstrou sua capacidade democrática", disse.

A tarde, ela foi para o Palácio de La Moneda, sede do governo, onde aguardará o resultado da votação. Bachelet garantiu que irá telefonar para o vencedor seja ele o opositor Sebastián Piñera ou o governista Eduardo Frei, seu colega na aliança de centro-esquerda Concertación. "Não haverá nenhuma diferença", ressaltou a presidente.

Bachelet pediu aos eleitores que esperem os resultados com "calma, normalidade e tranquilidade". Segundo ela, os números deverão sair rapidamente, pois é processo mais simples que aquele realizado no primeiro turno, em 13 de dezembro, quando havia mais candidatos e votação também para o Poder Legislativo.

Disputa apertada

A disputa entre o ex-presidente Eduardo Frei, da Concertación, que governou o país entre 1994 e 2000, e o ex-senador Piñera, da Coalición por el Cambio (Frente para Mudança), promete um resultado apertado. Um levantamento divulgado recentemente pela Consultoria Mori dá ao candidato Piñera 50,9% dos votos, contra 49,1% de Frei.

O governo do Chile destacou hoje a "completa normalidade" da votação para a escolha do próximo presidente. "O país está em completa normalidade, o acesso aos locais de votação tem sido ótimo durante manhã", afirmou o subsecretário de Interior, Patricio Rosende, que assinalou a existência de "alguns fatos menores que não têm alterado o processo".

Mais de 8,2 milhões de chilenos votarão hoje para escolher o sucessor de Bachelet e deixará o poder no próximo dia 11 de março.

No primeiro turno, o opositor Piñera recebeu 44,03% dos votos, enquanto o governista e ex-presidente Frei (1994-2000) ficou com 29,60%. Porém, os últimos levantamentos mostram que Frei conseguiu diminuir essa diferença para 1,8 ponto percentual.

Os primeiros resultados serão divulgados por volta das 19h (20h no horário de Brasília) deste domingo. Mais de 16 mil membros das Forças Armadas, Carabineiros e oficiais da Polícia de Investigações farão a segurança dos locais de votação espalhados pelos 16 distritos da área região metropolitana de Santiago.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet