Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Concurso público

Treinamento para coordenadores e fiscais de prova começa na 4ª

Com objetivo de evitar qualquer despreparo por falta de informação, os coordenadores e fiscais de prova do concurso público do Estado passarão por intenso treinamento esta semana. Na quarta-feira (20), os 212 coordenadores de local de prova estarão reunidos no Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá, para receber orientação e material didático, composto de apostila e um DVD com orientações a serem seguidas antes e durante a aplicação das provas. A primeira parte do certame será no dia 31 de janeiro, para os cargos de nível fundamental.


Com informações e material didático em mãos, coordenadores realizarão um encontro com os fiscais de seus respectivos locais de prova no próximo sábado (23) para fazer um treinamento e repassar as orientações recebidas em Cuiabá.

Segundo o chefe da Casa Militar e coordenador do Comitê de Acompanhamento do concurso, coronel Alexander Maia, no dia anterior ao certame todos os fiscais farão novo treinamento nos locais de prova, conferindo se está tudo certo no local, além de chegarem três horas antes do início das provas para revisarem as instruções.

“Estamos bastante focados no aspecto humano. Não queremos que haja falhas por falta de conhecimento ou informação”, ressalta Maia.


Números e estrutura

Neste 31 de janeiro será realizado o primeiro dos três dias de prova do concurso público do Estado, para preenchimento de mais de 10 mil vagas no serviço público de Mato Grosso e para o qual se inscreveram mais de 240 mil pessoas. A primeira prova compreende cargos de nível fundamental, para os quais estão inscritos quase 75 mil candidatos.

No primeiro dia do certame, aproximadamente 4,3 mil fiscais irão trabalhar. Mais de 6 mil já se inscreveram voluntariamente para exercer a função, dentre os quais 2,5 mil são servidores do Estado.

Destes servidores, cerca de 30% fizeram opção por não receber pelo trabalho em dinheiro, mas por troca do dia de serviço, garantindo uma folga posteriormente. O coronel Maia ressalta que o cadastro de fiscais é maior que o necessário, o que poderá dar margem, por exemplo, a fiscais reservas, caso seja necessário.

As provas serão realizadas em 197 estabelecimentos, dos quais 72 em Cuiabá, 33 em Várzea Grande e mais 102 pelo interior do Estado.


A Surpresa


“O candidato não vai conseguir ‘colar’ nem do candidato da frente, nem do de trás, nem daquele do lado”, alerta o coordenador do Comitê de Acompanhamento. Com isso, Maia anuncia uma das grandes surpresas aos candidatos do concurso: em cada sala haverá quatro tipos diferentes de provas.


Policiais na ativa

O coronel Maia explica que existe um número grande de servidores militares que irão trabalhar durante a prova, como fiscais ou coordenadores. “Mas eles não foram convocados, são voluntários, assim como qualquer outro servidor do Estado. E, sendo assim, também irão receber a mesma remuneração ou a folga, como todos os outros”, ressalta o coronel.

O coordenador diz que além dos voluntários para fiscal, muitos policiais militares trabalharão nos dias de prova para garantir a segurança aos candidatos. “Existe uma parceria muito forte com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e não há um desvio de função. Os policiais irão garantir a tranqüilidade absoluta dos candidatos, como acontece em qualquer grande evento em qualquer local”, afirma.

Ainda sobre a participação ativa do efetivo da PM durante a realização do concurso, Maia esclarece que a corporação não foi obrigada a participar. “Os policiais estão motivados. É a oportunidade de ganhar um dinheiro extra”, diz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet