Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Imagens de satélite do Haiti vão ajudar a localizar áreas afetadas por tremor

A Empresa Brasileira de Persquisa Agropecuária (Embrapa) entregou nesta terça-feira (19) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva imagens de satélite em alta resolução do Haiti geradas na última quarta(13), dia seguinte ao terremoto de magnitude 7 que devastou o país.


A expectativa, segundo a Embrapa, é de que as imagens auxiliem nas ações de ajuda humanitária. O satélite retratou a situação na área urbana do país, terminais, portos e telecomunicações. Segundo a Embrapa, as imagens representam os primeiros resultados do monitoramento orbital dos impactos do terremoto e atendem a uma solicitação feita em cárater de urgência pela Presidência da República.

Ao Ministério da Defesa foram entregues arquivos digitais com imagens adquiridas desde 2004. Algumas das imagens de bairros e outras localidades da cidade de Porto Príncipe foram impressas na forma de pôsteres e apresentadas ao embaixador do Haiti em Brasília, Idalbert Pierre-Jean, num encontro organizado pelo Ministério das Relações Exteriores. O embaixador solicitou uma cópia dessas imagens para enviá-las ao Presidente do Haiti, René Préval.

Reforço

Nesta terça-feira (19), a Organização das Nações Unidas aprovou o envio de 3.500 mil militares ao Haiti para ajudar nas operações de socorro às vítimas e na reconstrução do país.

Nesta segunda, o comandante do Exército brasileiro, Enzo Martins Peri, afirmou que o Brasil tem condições de dobrar seu efetivo militar no Haiti. Atualmente há 1.266 militares brasileiros no país da América Central.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet