Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Copa 2014

fifa

Os melhores na Copa do Mundo

Durante quatro anos, a Fifa realizou o maior processo seletivo de toda a sua história para apontar aqueles árbitros e assistentes que terão a incumbência de trabalhar na Copa do Mundo da África do Sul, que começará no dia 11 de junho. Os critérios foram rigorosos e os escolhidos serão anunciados nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro...

Durante quatro anos, a Fifa realizou o maior processo seletivo de toda a sua história para apontar aqueles árbitros e assistentes que terão a incumbência de trabalhar na Copa do Mundo da África do Sul, que começará no dia 11 de junho. Os critérios foram rigorosos e os escolhidos serão anunciados nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, pelo presidente da Comissão de Árbitros da entidade que controla o futebol no planeta, Angel Maria Lona Villar.


Acredito que nenhum dos escolhidos tenha alguma mancha que tivesse sido lesiva a sua carreira nesses tempos. Assim, de início, já se pode dizer que o aspecto arbitragem será marcado pela dignidade, o que é exigível para uma competição de tal dimensão.

No Brasil, foram pré-selecionados o árbitro Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS) e os árbitros assistentes Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR). Podemos afirmar que é de inteira justiça, levando-se em conta os antecedentes deles, que se cometeram alguns equívocos nos jogos em que foram escalados nos últimos anos foi em função de que o erro é inerente a natureza humana.

Em se tratando de Simon, que já apitou cinco finais de Brasileiros, três finais de Copa do Brasil, uma final da Copa dos Campeões e um final do Mundial de Clubes, há algo especial na sua indicação. Será a sua terceira Copa do Mundo consecutiva, um fato inédito na arbitragem brasileira, já que nem mesmo Armando Marques, considerado o melhor árbitro de futebol nacional de todos os tempos conseguiu tamanha proeza.

Os escolhidos pela Fifa continuarão a ser submetidos a seminários, testes técnicos, de inglês, físicos, médicos e psicológicos. Além da turma brasileira, devem ser selecionados pela Fifa, Carlos Amarilla, do Paraguai, Hector Baldassi, da Argentina, Jorge Larrionda, do Uruguai, e Oscar Ruiz, da Colômbia.

PS: Na sede da Fifa em Zurique, na Suíça, há um movimento para reduzir a idade do árbitro de 45 anos para 40 anos nas competições sob a sua jurisdição. Inclusive, o tema será objeto de um estudo na Uefa, após o Mundial. Portanto, a posição do presidente da Comissão Nacional de Árbitros - Conaf da CBF - Sérgio Corrêa da Silva, em fixar a idade de 30 anos para o árbitro ser indicado para o teste do quadro nacional, está em consonância com a Fifa.

Por extensão, desmonta a avalanche de críticas que vem recebendo de vários segmentos da arbitragem nacional por ter tomado uma posição visionária, pensando na qualidade da arbitragem brasileira para a Copa de 2014.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet