Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Governo inicia a capacitação de coordenadores e fiscais para o Concurso Público

O Governo de Mato Grosso deu início nesta quarta-feira (20.01) à capacitação dos coordenadores de polo e estabelecimento do interior do Estado para o Concurso Público de Mato Grosso. O treinamento foi realizado no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá.


Os coordenadores das cidades de Rondonópolis e Cáceres também começaram a receber orientação para o Concurso nesta quarta-feira, nas próprias localidades.

Neste primeiro momento, a capacitação é realizada somente para os profissionais que irão trabalhar na primeira fase de aplicação das provas, ou seja, para os candidatos de Nível Fundamental que prestam o concurso no dia 31 de janeiro.

O treinamento, que teve início às 14h, foi ministrado pela Comissão de Capacitação do próprio Concurso Público, composto por oito integrantes da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Casa Militar.

O tenente-coronel José de Jesus Nunes Cordeiro, da Comissão de Capacitação do Concurso Público de Mato Grosso, destaca que a intenção do Governo é que não aconteça nenhum deslize no dia da realização das provas do concurso. “O Comitê de Acompanhamento do concurso foi criado para que todos os órgãos envolvidos unam forças, com um único objetivo, que este concurso público transcorra com tranquilidade”.

As atividades prosseguem até esta quinta-feira (21.01) em Cuiabá, com o treinamento dos colaboradores de polo e estabelecimento da própria capital, que será realizado no Comando Geral da Polícia Militar. Para os coordenadores que trabalharão em Várzea Grande no dia do concurso, a capacitação será no Colégio e Faculdades Integradas de Várzea Grande (IVE).

CAPACITAÇÃO

Os coordenadores de polo e de estabelecimento serão orientados através de um material preparado especialmente para o concurso. O “kit” é composto por um manual e um vídeo, preparado pela Associação Cearense de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal do Ceará (ACEP).

O tenente-coronel Cordeiro ainda lembrou que, todos os colaboradores que vão trabalhar no concurso estão recebendo a capacitação, com um manual de orientação onde consta as informações necessárias e atribuições dos coordenadores de polo, coordenadores de estabelecimento e fiscais. “O vídeo e o manual servirão de base para os profissionais entenderem como proceder durante a realização das provas em todas as datas de aplicação. Depois de orientados, os coordenadores irão repassar as instruções para os fiscais”.

Após essa etapa será a vez dos fiscais selecionados para trabalhar no dia da aplicação das provas dos candidatos de Nível Fundamental. Estes irão assistir às aulas nos dias 23 e 30. Além dos fiscais, também serão capacitados porteiros e auxiliares de limpeza, todos nos próprios estabelecimentos onde foram cotados para trabalhar no dia da prova.

ESTRUTURA

De acordo com a Comissão de Capacitação do Concurso Público, para cada 15 candidatos em sala será disponibilizado um fiscal. Grande parte das salas foi lotada com 30 candidatos cada e consequentemente dois fiscais. Mas a situação varia em alguns estabelecimentos, onde irão trabalhar até três fiscais em sala durante a aplicação da prova.

Os responsáveis pela aplicação das provas entenderam a relevância de contribuir com o Estado no bom andamento do certame, como destacou o tenente Joubert Rafael Lopes Sacramento, que será coordenador de estabelecimento em Sinop. “É importante contribuir para que o concurso público seja conduzido da maneira mais eficiente possível, isso é de grande valia para a instituição Policial Militar, que mais uma vez está exercendo o seu papel de contribuir com a sociedade”.

NÚMEROS

Ao todo, apenas em Cuiabá e Várzea Grande, passarão por treinamento 261 coordenadores.

Em todo o Estado serão 455 coordenadores de estabelecimento trabalhando no dia 31 de janeiro, durante a aplicação da prova dos candidatos de Nível Fundamental, sem contar com os 20 de pólo. Como fiscais de sala irão trabalhar 5.640 pessoas.

Serão 1.604 fiscais de corredor, 212 porteiros, 646 auxiliares de limpeza, 35 ledores e 10 intérpretes de libras.

Nessa primeira etapa, mais de oito mil profissionais irão trabalhar no Concurso Público de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet