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Sábado, 04 de maio de 2024

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Sistema Integrado de Gestão Patrimonial entra em funcionamento na segunda-feira (25.01)

Modernizar a gestão patrimonial do Estado e fazer um levantamento, identificar e cadastrar os bens móveis, imóveis e almoxarifados dos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual. Partindo deste princípio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) coloca em funcionamento na próxima segunda-feira (25.01), o Sistema Integrado de Controle Patrimonial (SIGPAT), em cumprimento ao Decreto nº 2.151 de 22 de setembro de 2009.


O SIGPAT consiste em uma solução corporativa integrada e informatizada de gestão pública com acesso pela web, composto pelos módulos de Almoxarifado, Patrimônio Mobiliário e Imobiliário, no qual ficará hospedada a base de dados dos bens móveis e imóveis que compõem o patrimônio do Poder Executivo do Estado e que será utilizado, a partir de agora, como ferramenta de controle patrimonial.

O levantamento, a identificação e o cadastramento dos bens pertencentes aos órgãos do Governo de Mato Grosso, será realizado por meio de inventário in loco nos 141 municípios de Mato Grosso, visando a atualização, informatização e integração da base de dados dos bens que compõem o patrimônio do Estado.

De acordo com o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, a implementação da política de modernização da gestão patrimonial era o que faltava para completar o trabalho do atual Governo. “Temos vários sistemas de gestão, como o de Gestão de Combustível, IomatNet, Sistema Estadual de Administração de Pessoas (Seap) e o Sistema Informatizado de Aquisições Governamentais (SIAG). Esses sistemas possibilitam uma gestão segura, eficiente”, pontuou.

Antes de definir esse modelo de gestão patrimonial, o Governo realizou uma visita técnica em diversos órgãos de Brasília (DF). “Como os órgãos/entidades do Estado sempre sofreram com recomendações e apontamentos dos órgãos de controle externo, buscamos o modelo de gestão utilizado por esses órgãos para ser aplicado e implementado em Mato Grosso. Sem dúvida alguma, essa solução atenderá as necessidades do Estado e propiciará aos gestores públicos informações ágeis e seguras”, lembrou a superintendente de Patrimônio e Serviços (SPS), Luciana Dorriguette de Oliveira.

Segundo Luciana, todos os órgãos do Governo receberão treinamento para conhecerem as funcionalidades do novo sistema, para poderem operá-lo com tranquilidade. “Realizamos o treinamento de 60 servidores da área de almoxarifado e 60 servidores da área de patrimônio mobiliário, que entrarão em produção na próxima segunda-feira. A implantação e o treinamento do módulo de patrimônio imobiliário ficarão para um segundo momento por conta da complexidade da área e de alguns estudos que ainda estão em andamento para a definição da política de gestão de imóveis”, explicou.

O treinamento chamou a atenção do coordenador de Almoxarifado e Patrimônio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Durvanil Ferreira Neves. “A capacitação dos servidores envolvidos é ótima, até porque os inventários serão feitos online. Iremos saber onde estão localizados os bens dos órgãos do Estado em todos os municípios. Esta ação do atual Governo é excelente, porque informatiza os dados em um sistema único e integrado”, elogiou.

A presidente do grupo gestor, criado para coordenar os trabalhos de implementação da política de modernização, Toshiko Rios, explicou que os membros do grupo estarão nos órgãos e Núcleos Sistêmicos para acompanhar e auxiliar na adaptação dos servidores ao novo sistema. “O sistema integrado traz um novo conceito de fazer a gestão patrimonial, permitindo ao Governo uma prestação de contas sobre patrimônio com transparência para a sociedade”, avaliou.

Toshiko lembrou ainda que, grande parte dos órgãos já estará utilizando o sistema a partir de segunda. “Serão 31 órgãos utilizando o módulo de almoxarifado e nove utilizando o módulo de patrimônio mobiliário, entre eles temos a SAD, Sejusp, SES, Seduc, Sefaz, Sema. Os demais órgãos entrarão em produção assim que fornecerem os dados a serem migrados para o novo sistema”.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possui 760 unidades, 92 assessorias pedagógicas e 11 centros de capacitação, e por isso, o levantamento dos bens será de extrema importância para o órgão, como afirma a coordenadora de Almoxarifado e Patrimônio, Rodnéia de Campos Faria. “O levantamento vai nos dar condições de sabermos como está a situação dos nossos bens e o que temos em cada unidade escolar. Este sistema representa um marco para todas as secretarias”.

Todas as dúvidas em relação a operação do sistema poderão ser sanadas por meio dos Postos de Operação Assistida (65) 3613-3610 ou (65) 3631-3785 ou diretamente na Superintendência de Patrimônio e Serviços (65) 3613-3640, com o grupo gestor (Toshiko, Vagner, Alex, Odil e Diego).
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