Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Entidades de advocacia elogiam decisão do CNJ de afastar corregedor da Justiça do Rio

A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) no Rio de Janeiro e o IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros) divulgaram notas elogiando a decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de afastar o corregedor do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Roberto Wider.


Ontem, o CNJ aprovou abertura de processo disciplinar para investigar as relações do desembargador com o lobista Eduardo Raschkovsky, que teria usado a sua influência com os juízes do Rio para venda de sentenças a empresários e cartorários.

Para o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, a decisão do CNJ foi correta. Segundo ele, Wider "exerce funções que o tornam incompatível para o exercício do cargo". O advogado lembrou que a decisão não é definitiva e que o desembargador deve ter assegurado o seu direito de defesa.

Já o presidente do IAB, Henrique Maués, afirmou que a decisão do CNJ foi "absolutamente correta". Para ele, as acusações contra o desembargador são graves. "Venda de sentença não pode ser tolerada e admitida, em hipótese alguma", afirmou o advogado.

Afastamento

O CNJ decidiu que, durante o processo disciplinar, Wider será afastado da corregedoria e do tribunal. O pedido de investigação foi feito em novembro pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp.

Em seu voto, Dipp afirmou que há indícios de irregularidades em atos praticados por Wider em cartórios do Rio. Para ele, a atuação de Wider não condiz com o que determina a Lei Orgânica da Magistratura.

Segundo a corregedoria do CNJ, Wider não foi imparcial ao indicar dois amigos de Raschkovsky para o 11º ofício de notas do Rio de Janeiro e para o 6º ofício judicial de São Gonçalo (RJ).

De acordo com a investigação de Dipp, ele também teria determinado uma "rigorosa inspeção" a um cartório que deixou de pagar uma comissão ao escritório de Raschkovsky.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet